Cultura, história e religiosidade de Salvador são destaque em guia de viagem francês
Salvador foi destaque no guia de viagem francês Le Guide du Routard, que publicou uma matéria especial sobre a capital baiana assinada pela jornalista Aurélie Michel. A reportagem apresenta a cidade como um dos berços culturais do Brasil, com foco em sua diversidade histórica, religiosa e gastronômica.
“Capital da Bahia, no Nordeste do país, Salvador se aninha em uma baía grandiosa, a maior do Brasil e a segunda do mundo: a Baía de Todos-os-Santos. O navegador Américo Vespúcio a descobriu no Dia de Todos-os-Santos, em 1501”, descreve o texto. A cidade é mencionada como a primeira capital do Brasil e a maior em população de origem africana fora do continente africano.
Entre os pontos turísticos citados estão o Pelourinho e as ilhas de Itaparica e dos Frades. Além disso, a publicação também destaca a Basílica Nosso Senhor do Bonfim e as igrejas barrocas da região. “A Basílica Nosso Senhor do Bonfim (1745) domina um bairro popular e atrai a atenção de longe, com sua fachada branca decorada com milhares de fitinhas coloridas. A igreja é muito especial para os baianos e, nas sextas-feiras, missas com a presença de fiéis vestidos de branco são realizadas em agradecimento ao Senhor do Bonfim. A Lavagem do Bonfim é a maior festa religiosa da cidade”, descreve o site.
O texto também aborda manifestações culturais como o Carnaval, a Festa de Iemanjá e o Réveillon, além de práticas tradicionais como a capoeira e o candomblé. A culinária local é representada por pratos como o acarajé e a moqueca.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.