Gilmar Mendes diz que Moraes ‘tem prestado serviço fundamental para a preservação da democracia’
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes saiu em defesa do colega Alexandre de Moraes na noite desta quarta-feira, 30, após a aplicação de sanções por parte do governo americano por meio a Lei Magnitsky.
Gilmar Mendes afirmou haver “ataques injustos” e delamrou “integral apoio” a Moraes.

“Ao conduzir com coragem e desassombro a função de relator de processos que envolvem acusações graves, como um plano para matar juízes e opositores políticos e a tentativa de subversão do resultado das eleições, o ministro Alexandre tem prestado serviço fundamental para a preservação da nossa democracia”, afirmou Gilmar Mendes.
O ministro afirmou ainda que “sobre os acontecimentos de hoje, é importante que se diga: a independência do Poder Judiciário brasileiro é um valor inegociável, e o Supremo Tribunal Federal seguirá firme no cumprimento de suas funções”.
Essa é a primeira vez que uma autoridade de país democrático é punida pela lei americana. Entre as punições estabelecidas, estão a proibição de entrada nos Estados Unidos, o bloqueio de bens e propriedades no país, e o bloqueio de contas bancárias e o acesso do ministro ao sistema financeiro americano.