3 de agosto de 2025
Politica

A eterna vigilância

Nesta semana, resolvi fazer algo que já estava para fazer há muito tempo. Confesso que não foi uma decisão fácil. Eu já havia tentado no passado, mas não me empenhei o suficiente. Agora, finalmente, me enchi de coragem e tomei a decisão. É agora ou nunca! São eles ou eu…

Refiro-me à enxurrada de e-mails promocionais que recebemos a todo momento. São os chamados spams. E-mails de todo tipo que, literalmente, entopem nossa caixa de entrada. E o fenômeno só faz aumentar. O maior perigo é deixar passar alguma mensagem importante no meio de tanto lixo digital.

Passei, então, a me descadastrar de cada e-mail promocional entrava na minha caixa. Ocorre que, na maioria das vezes, é preciso justificar o motivo da saída. Confesso que tenho vontade de dizer que não pedi para entrar, que não autorizei que me enviassem nada e, mais do que tudo, que não tenho tempo nem interesse em receber aquele monte de baboseiras. Mas, por uma questão de civilidade, limito-me a escolher uma das opções disponíveis — e pronto.

Durante muitos dias, fui implacável. Não deixei passar nenhum. Me excluía de tudo que recebia: e-mails com frequência diária, semanal ou mensal, com propagandas e promoções de tudo que se pode — e não se pode — imaginar.

Hoje em dia, ao abrir minha caixa de entrada, encontro somente e-mails que realmente importam. Fica muito mais fácil e prazeroso para trabalhar. Uma maravilha!

Vale destacar que, ao escrever este artigo e buscar mais informações sobre o tema, descobri que existem opções automáticas ou programáveis para separar o joio do trigo — ou seja, softwares que detectam e-mails promocionais e os mantêm fora da caixa principal. Descobri também, segundo algumas pessoas com quem conversei, que é possível usar um e-mail secundário para compras na internet. Assim, os sites e lojas online poluem esse endereço alternativo, deixando o e-mail oficial preservado. Funciona como uma espécie de “boi de piranha” digital.

Seja como for, o que interessa é conseguir voltar aos velhos tempos em que tínhamos uma caixa de entrada livre, leve e solta. Mas, atenção: novos e-mails promocionais tentarão, sorrateiramente, invadir a sua caixa. É preciso estar atento e agir rápido no descadastramento. Afinal, o preço da liberdade é a eterna vigilância…

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *