4 de agosto de 2025
Politica

Bastidores: o que falta para Lula ligar para Trump e qual a orientação diplomacia brasileira

Apesar de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter dito que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode telefonar para ele quando quiser para conversar sobre o tarifaço, a diplomacia brasileira e o próprio petista ainda tratam essa possibilidade com cautela. A avaliação, segundo apurou a Coluna do Estadão, é de que falta um gesto concreto da Casa Branca. Essa sinalização teria de vir em forma de abertura de diálogo por parte dos negociadores americanos.

Lula teme que uma ligação para Trump seja entendida como uma rendição. Por isso, dizem diplomatas brasileiras, é preciso continuar o trabalho nos bastidores para garantir que a negociação é para valer. O único dado concreto, até agora, é que Trump bloqueou qualquer diálogo comercial com o Brasil desde 9 de julho.

O encontro entre o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, responsável pela diplomacia da Casa Branca, foi vista como um passo positivo. O Brasil, agora, vai trabalhar para dar continuidade às conversas e esperam a instrução que Trump dará aos negociadores americanos.

Na sexta-feira, 1º, Trump disse que Lula pode falar com ele quando quiser. A declaração foi dada na Casa Branca, em resposta à jornalista Raquel Krähenbühl, da TV Globo e da GloboNews. Lula reagiu horas depois. O presidente publicou no X que sempre esteve aberto ao diálogo e que no momento trabalha para dar uma resposta às tarifas de Trump.

Está previsto que o tarifaço de Trump contra o Brasil – com tarifa adicional de 40% sobre produtos importados além dos 10% inicialmente aplicados – entre em vigor nesta quarta-feira, 6. Ao anunciar a ofensiva, Trump atrelou as tarifas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, seu aliado político, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da trama golpista.

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *