7 de agosto de 2025
Politica

Gleisi rebate União e PP sobre Lula ser causador do tarifaço: ‘Precisam dizer de que lado estão’

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, rebateu nesta segunda-feira, 4, as acusações dos presidentes do União Brasil, Antônio Rueda, e do Partido Progressistas (PP), Ciro Nogueira, de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o responsável pelo aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos.

“Ao contrário do que dizem os presidentes do UB e do PP, não foi o presidente Lula que buscou o confronto com o governo dos EUA. Não foi ele que impôs tarifas nem interferiu na Justiça de outro país”, disse a ministra em publicação no X (antigo Twitter).

Gleisi Hoffmann defende Lula de críticas do PP e do União Brasil, partidos com integrantes no governo
Gleisi Hoffmann defende Lula de críticas do PP e do União Brasil, partidos com integrantes no governo

Na última semana, durante evento na Expert XP, Rueda declarou que Lula “provocou” e “instigou” o tarifaço ao defender o fortalecimento comercial da Cúpula dos Brics. A declaração levou Lula a convocar os ministros do governo indicados pelo União Brasil e cobrá-los pela acusação.

Nesta segunda-feira, 5, em uma nota conjunta assinada por Rueda e Ciro Nogueira, a federação União Progressista, formada pelos dois partidos, criticou o discurso de Lula no domingo, 3, durante evento nacional do PT, em Brasília.

Segundo as siglas, as declarações de Lula sobre o tarifaço de Trump podem “agravar as tensões econômicas e diplomáticas” com os EUA. Conforme a nota, a adoção, por parte do chefe do Executivo, de uma “retórica confrontacional” compromete a capacidade do País de negociar com pragmatismo e buscar acordos que minimizem o impacto das tarifas.

Para Gleisi, as declarações dos presidentes estão contra “os interesses do Brasil”. A ministra afirmou que é “espantoso” que os dirigentes partidários “não se manifestem sobre a conspiração contra nossa soberania nem sobre os parlamentares que a apoiam, principalmente o deputado filho de Jair Bolsonaro que está nos EUA agindo contra o Brasil”.

“Precisam dizer de que lado estão: dos interesses do Brasil ou dos interesses de Bolsonaro”, escreveu Gleisi.

Tanto o União Brasil como o PP possuem cargos no governo Lula e integram a base aliada da gestão petista. O União Brasil comanda três pastas: Turismo, Integração Nacional e Comunicações. O PP está à frente do Ministério do Esporte.

Ao Estadão, Ciro Nogueira respondeu à publicação de Gleisi, afirmando que “o post da ministra apenas confirma que o governo Lula decidiu subir no palanque ao invés de fazer diplomacia”, disse em nota.

“Quando não atacam o presidente dos Estados Unidos, quando não atacam o dólar, viram suas baterias contra os presidentes de partido. Nossa posição é clara: Lula só ganha a guerra contra os EUA no grito. No mundo real, os brasileiros só tem a perder com a condução irresponsável desse tema delicado e com provocações desnecessárias”, afirmou o presidente do PP.

Rueda também foi questionado sobre a declaração da ministra e até o momento não se manifestou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *