Flipelô 2025 tem abertura oficial no Pelourinho com homenagem a Dias Gomes; confira programação

Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS
A Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) de 2025 foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira (6), no Largo do Pelourinho, com a apresentação do espetáculo teatral ‘Os dias bem-amados’, inspirado na obra do escritor e dramaturgo baiano Dias Gomes, o grande homenageado desta edição. A programação, inteiramente gratuita, segue até domingo (10) com atividades em diversos espaços espalhados pelo Centro Histórico de Salvador.
Entre os nomes confirmados para esta edição estão o ator Lázaro Ramos e os escritores Rafael Montes, Rosane Svartman e Elísio Lopes Jr. As atividades vão ocorrer em locais como o Largo do Pelourinho, que abriga o Palco Flipelô, o Largo Tereza Batista, onde está a Vila Literária, a Praça Terreiro de Jesus, entre outros.
O presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, pontuou a importância e o impacto do evento para a cidade. “A Flipelô é, na verdade, uma iniciativa pioneira. Salvador não tinha uma grande feira literária, e eu acompanhei o surgimento do evento, que hoje está consolidado como um dos maiores do país. Reúne mesas e discussões importantes, atrai um grande público para o Centro Histórico e movimenta toda a cadeia cultural da região, com lançamentos de livros e temas sempre relevantes”, declarou.
“Além disso, preserva a memória de Jorge Amado e homenageia grandes nomes — como neste ano, em que o escolhido foi Dias Gomes, um dramaturgo e escritor maravilhoso. A Flipelô também inspirou um movimento maior de feiras literárias pela Bahia, que hoje acontecem em mais de 40 cidades, nos mais diversos territórios. É um evento que se fortalece a cada edição, e a Prefeitura de Salvador está sempre presente no apoio”, completou Fernando Guerreiro.
A grande novidade deste ano é que o Palco Flipelô passa a sediar também bate-papos ao ar livre, sempre a partir das 17h. A estreia do novo formato será nesta sexta-feira (8), com o professor e escritor Luiz Antônio Simas, que vai abordar o samba como expressão cultural nascida na Bahia e símbolo da identidade nacional. Já no sábado (9), o escritor Rafael Montes participa de um bate-papo sobre novelas, prestando homenagem a Dias Gomes.
Reconhecimento – Grande homenageado desta edição, Dias Gomes (1922-1999) foi autor de obras fundamentais para a dramaturgia brasileira. Entre seus maiores sucessos estão as novelas O Bem-Amado (1973), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985). Seu texto ‘O Pagador de Promessas’ foi adaptado para o cinema em 1962 por Anselmo Duarte, tornando-se o primeiro filme brasileiro indicado ao Oscar e o único, até hoje, a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
Além do espetáculo de abertura, a homenagem ao autor contará com a participação de sua neta, Tatiana Dias Gomes, que se apresentará no sábado (9) na Casa Motiva, na Vale do Dendê, ao lado de Leo Martins. Esta será a primeira vez que Tatiana participa da Flipelô, com um show marcado por trilhas de novelas que marcaram época.
Participação popular – A abertura da Flipelô contou com a grande presença do público, que foi até o Centro Histórico de diferentes bairros da capital baiana. O músico Angelo Melo, de 44 anos, morador da Ribeira, celebrou a abertura do evento. “Para mim, estar aqui é uma experiência incrível. É muito bom para a cidade ter um evento desse porte e a Prefeitura de Salvador acerta em apoiá-lo”, elogiou.
Já a artesã Eneida Ramos, de 48 anos, moradora da Vitória, classificou a Flipelô como “um dos maiores eventos artísticos já realizados na cidade de Salvador”. “Cada edição me surpreende, tanto pelos debates quanto pelo ambiente cultural que se amplia no Pelourinho. A Flipelô é mágico”, disse.
Ao lado de familiares, o aposentado Renato Araújo, de 65 anos e morador do Garcia, afirmou que acompanha o evento todos os anos. “Eu faço questão de vir todo ano. Salvador é arte, respira arte, e a Flipelô, sem dúvidas, é um evento que emociona. Sou um fã do trabalho de Dias Gomes e fico muito feliz por esse reconhecimento a esse grande artista da nossa terra”, declarou.
Programação – Ao longo dos cinco dias do evento, são esperadas cerca de 250 mil pessoas, que irão transitar nos espaços públicos e privados entre a Praça Municipal e o Santo Antônio Além do Carmo. A programação inclui mesas de debate, bate-papos, lançamentos de livros, saraus, recitais, rodas de conversa, oficinas, apresentações teatrais, shows, exposições de arte e uma rica programação infantil, com contação de histórias e atividades lúdicas.
A Flipelô é totalmente gratuita e deve reunir cerca de 400 escritores, sendo oito deles internacionais. A programação completa está disponível no site (https://flipelo.com.br).
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/abertura-da-festa-literaria-internacional-do-pelourinho-flipelo-2025/ .