8 de agosto de 2025
Politica

Zema: governadores querem que Lula mude postura ou delegue negociação de tarifaço ao Congresso

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse à Coluna que governadores de oposição enviarão uma carta ao governo federal cobrando mudança de postura na negociação do tarifaço imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.

A elaboração do documento foi definida após mais de duas horas de reunião na casa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), no final da tarde desta quinta-feira, 7, em Brasília.

No total, 10 governantes estaduais estiveram presentes. Além de Zema e Ibaneis, participaram Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Cláudio Castro (PL-RJ), Ratinho Jr. (PSD-PR), Mauro Mendes (União-MT), Jorginho Mello (PL-SC), Ronaldo Caiado (União-GO), Wilson Lima (União-AM) e Eduardo Leite (PSD-RS), que participou remotamente.

“Nós vamos fazer uma carta para que o governo federal ou assuma o protagonismo que cabe a ele, de se aproximar do segundo maior cliente do Brasil, ou, se o governo acha que não é capaz ou não quer, que delegue ao Congresso Nacional, porque aí pelo menos o Brasil não fica parado”, disse Zema.

Governadores de oposição se reuniram na casa de Ibaneis Rocha para debater tarifaço
Governadores de oposição se reuniram na casa de Ibaneis Rocha para debater tarifaço

O governador mineiro também cobrou que a gestão federal anuncie medidas para ajudar empresas afetadas pela sobretaxa de 50% nas exportações para os Estados Unidos. “Nós queremos também que o governo federal também compense essas empresas que estão, a partir de agora, em dificuldades”, acrescentou o governador.

A tarifa entrou em vigor na quarta-feira, 6, mesma data em que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), entregou ao presidente Lula o chamado plano de contingência com medidas de socorro aos setores afetados. Ainda não houve anúncio oficial.

Metade dos governadores presentes na reunião é pré-candidata a presidente ou são nomes cotados para embarcar na disputa pelo Palácio do Planalto no ano que vem. É o caso de Tarcísio, Caiado, Ratinho Jr., Leite e o próprio Zema. Segundo o governante do Novo, o assunto não foi debatido no encontro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *