11 de agosto de 2025
Politica

Senado deve recorrer nesta semana ao STF contra medidas cautelares impostas a Marcos do Val

O Senado deve recorrer nesta semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra as medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes ao senador Marcos do Val (Podemos-ES). Os líderes partidários acertaram que, em contrapartida a uma flexibilização na decisão de Moraes, o Senado deve afastá-lo do mandato por seis meses.

Nos próximos dias, a Advocacia-Geral do Senado entregará ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre, o documento para contestar a decisão de Moraes.

O imbróglio começou no último dia 4, quando Do Val passou a usar uma tornozeleira eletrônica e teve o salário e verba de gabinete bloqueados pelo STF. Investigado por suposta intimidação de delegados da Polícia Federal (PF) que atuam no tribunal, o senador violou uma decisão ao viajar aos Estados Unidos mesmo com a ordem de bloqueio de passaportes.

Senador Marcos do Val exibe tornozeleira eletrônica na saída do plenário do Senado
Senador Marcos do Val exibe tornozeleira eletrônica na saída do plenário do Senado

Nos últimos dias, Alcolumbre e líderes partidários acertaram que, em contrapartida a uma flexibilização das medidas cautelares contra Do Val pelo STF, o Senado afastará o senador do mandato por seis meses. A Procuradoria do Senado formalizará esse pedido à Mesa Diretora, composta por sete senadores.

Do Val tem feito barulho. Sem meia no pé da tornozeleira, na última quarta-feira, 6, Do Val desfilou pelo Senado ostentando o aparelho eletrônico. Isso enquanto colegas bolsonaristas ocupavam o plenário da Casa com correntes, em uma tentativa de pressionar pelo impeachment de Moraes e a anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Antes de viajar aos Estados Unidos no mês passado, Marcos Do Val enviou ofícios ao diretor-geral da PF e ao Itamaraty pedindo uma “intervenção” urgente contra as decisões de Moraes que haviam bloqueado seus passaportes.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *