São Paulo volta a ser principal porta de entrada para turistas internacionais no Brasil
São Paulo voltou a liderar o ranking de chegada de turistas internacionais no Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, o Estado contou com 1,5 milhão dos 5,9 milhões desembarques estrangeiros entre janeiro de julho. Em segundo lugar, ficou o Rio de Janeiro, com 1,3 milhão e, em terceiro, o Rio Grande do Sul, com 1,2 milhão.
Nos dois primeiros meses do ano, o RS estava na liderança como principal porta de entrada no País. Em março, o Rio assumiu o posto. A partir de abril, São Paulo retomou a dianteira, depois de ter liderado a contagem em 2024.
Para reforçar o protagonismo do Estado, a capital paulista vai sediar entre os dias 21 e 23 de agosto o 9º Salão Nacional do Turismo. “São Paulo é uma porta de entrada do Brasil para o mundo e, ao receber o Salão do Turismo, reforça seu papel estratégico no fortalecimento do setor”, disse à Coluna do Estadão o ministro do Turismo, Celso Sabino, que também preside o Conselho Executivo da ONU Turismo.
Além de receber turistas, o Estado é um dos principais emissores de visitantes para o exterior. Neste ano, de acordo com o ministério, haverá uma espécie de “Black Friday” no evento com promoções de pacotes de viagens e passagens aéreas.
