15 de agosto de 2025
Politica

Senado aprova indicações de Lula e até Flávio Bolsonaro deseja ‘muito sucesso’ a advogada de Gleisi

BRASÍLIA – O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 13, sete indicações a postos dos Superiores Tribunais de Justiça (STJ) e Militar (STM), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Agência Nacional do Cinema (Ancine). Agora, caberá ao governo oficializar a nomeação no Diário Oficial da União (DOU).

Uma das aprovações é a de Verônica Sterman para ministra do Superior Tribunal Militar (STM). Verônica foi advogada da ministra da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Gleisi Hoffmann, durante casos da Operação Lava Jato contra Gleisi e seu ex-marido, Paulo Bernardo. Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, Verônica foi alvo da oposição sobre possíveis inconsistências em seu currículo em relação a um curso de mestrado.

Lula e Verônica Sterman, indicada para vaga no STM
Lula e Verônica Sterman, indicada para vaga no STM

Na votação em plenário, porém, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), saiu em defesa da indicada, que acabou aprovada. “Fui abordado pela doutora Verônica, eu nunca a tinha visto na vida. Falei assim: ‘Ah, você é advogada da Gleisi Hoffmann’, […] Mas falei para ela: ‘Vamos conversar, com o maior prazer’. Eu a recebi no meu gabinete, e nada que um bom diálogo não resolva. Quero aqui, de público, doutora Verônica, lhe desejar muito sucesso em um tribunal militar”, disse Flávio, durante a sessão.

A seguir, a lista de nomes aprovados nesta quarta e o número de votos obtidos:

Agência Nacional do Cinema (Ancine)

-Patrícia Barcelos – 53 a favor, 5 contra e duas abstenções;

Superior Tribunal de Justiça (STJ)

-Carlos Augusto Pires Brandão – 63 a favor, 1 contra e uma abstenção;

-Maria Marluce Caldas Bezerra – 64 votos a favor e duas abstenções;

Superior Tribunal Militar (STM)

-Verônica Abdalla Sterman – 51 a favor e 16 contra.

Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

-Fabiana Costa Oliveira Barreto – 57 a favor e 3 contra;

-Ivana Lúcia Franco Cei – 55 a favor, 2 contra e uma abstenção;

-Greice Fonseca Stocker – 49 a favor e 4 contra.

Há indicações pendentes para o CNMP, além de nomes para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANA), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu não continuar as votações devido ao baixo quórum.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *