17 de agosto de 2025
Politica

Lula é culpado pelo tarifaço para 35%; Bolsonaro para 22% e Eduardo para 17%, diz Datafolha

Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é visto como o principal culpado pela tarifa de 50% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil.

Para 35% dos entrevistados, Lula é o grande responsável pelas medidas de Trump. A família Bolsonaro, que o governo petista tenta associar a culpa pelo tarifaço, aparece em seguida.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (22%) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (17%), que afirmou que seguirá nos EUA em busca de mais sanções ao Brasil, totalizam 39% das citações.

Uma semana depois de o tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros entrar em vigor, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva um “plano de contingência” para mitigar os efeitos da sobretaxa.
Uma semana depois de o tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros entrar em vigor, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva um “plano de contingência” para mitigar os efeitos da sobretaxa.

Em quarto lugar, aparece o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, correspondendo a 15% dos entrevistados. Para 3% dos entrevistados, nenhum deles é culpado, enquanto 1% diz que os quatro são culpados. Outros 7% não sabem responder.

O levantamento ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios entre os dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O impacto do tarifaço de Trump no Brasil

Na última quarta-feira, 13, o presidente Lula divulgou uma medida provisória para ajudar os setores atingidos pelo tarifaço no Brasil.

A iniciativa é uma resposta à novela que se arrasta há meses e começou quando Trump anunciou a taxação de mais de 50 países com uma taxa adicional de 40%, além da alíquota de 10% que já estava em vigor.

Em 6 de agosto, a taxa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados para os EUA entrou em vigor. Mesmo com uma lista de 694 exceções, itens como carne e máquinas já sofrem com a nova alíquota.

Enquanto o governo brasileiro se mobilizava para costurar acordos nos EUA, as negociações foram marcada por movimentações fora da alçada econômica, como ameaças de Trump à soberania brasileira, além da cassação de vistos de oito juízes do Supremo Tribunal Federal (STF), do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de pessoas ligadas ao Mais Médicos.

Trump também alega que o julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado é irregular e critica tentativa do Congresso de regulamentar plataformas digitais.

O levantamento do Datafolha mostra que entre os eleitores de Lula, 38% atribuem a culpa das sanções à Jair Bolsonaro e 35% a Eduardo Bolsonaro. Apenas 11% alegam que o presidente é o principal culpado, enquanto 5% citam Alexandre de Moraes.

Já entre os eleitores de Bolsonaro, 58% afirmam que a culpa é de Lula e 25% dizem que o principal responsável é Moraes. Apenas 5% citam Eduardo e 4% falam de Jair.

A pesquisa também aponta que 40% dos entrevistados acreditam que a prisão domiciliar de Bolsonaro vai resultar em novas medidas para prejudicar a economia brasileira. Outras 28% dizem que Trump não vai se importar com prisão, enquanto 20% acreditam que as medidas econômicas que já foram tomadas devem se manter.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *