19 de agosto de 2025
Politica

Procurador-geral denuncia por corrupção prefeito afastado de São Bernardo

O Ministério Público de São Paulo denunciou nesta segunda-feira, 18, o prefeito afastado de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Marcelo Lima (Podemos), por formação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro.

Também foram denunciados o vereador Danilo Lima Ramos (Podemos), o suplente de vereador Ary José de Oliveira (PRTB) e Paulo Iran Paulino Costa, apontado como operador de propinas.

O Estadão busca contato com as defesas.

A denúncia é assinada pelo procurador-geral de Justiça de São Paulo, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que atribui ao grupo participação em um esquema de desvio de recursos em contratos da prefeitura.

Além da condenação, o Ministério Público pede ao Tribunal de Justiça de São Paulo a perda definitiva dos mandatos e a devolução de R$ 16,9 milhões aos cofres municipais.

Prefeito afastado de São Bernardo do Campo Marcelo Lima (Podemos) foi denunciado por corrupção.
Prefeito afastado de São Bernardo do Campo Marcelo Lima (Podemos) foi denunciado por corrupção.

De acordo com a denúncia, o esquema teve início em 2022 e “se sustenta na obtenção de contratos públicos e no desvio de recursos por meio de empresas que mantêm vínculos formais com a prefeitura e a Fundação ABC”.

De acordo com a investigação, a organização criminosa era constituída pelo núcleo de liderança e articulação e pelo núcleo empresarial.

Contratos públicos de diversas áreas, como saúde e coleta de lixo, eram fraudados. Segundo a apuração, a análise de documentos físicos, aparelhos celulares, computador e anotações manuscritas apreendidos em julho com Paulo Iran, que tinha mais de R$ 12 milhões em um “bunker” em sua casa, trouxe à tona informações cruciais. A rede fazia uso de linguagem codificada e telefones “clandestinos” nas comunicações entre os envolvidos.

As penas podem chegar a 8 anos de prisão em caso de condenação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *