Brasileiros pedem prisão de Bolsonaro, postam piadas e mensagem patriótica em processo do tarifaço
BRASÍLIA – Enquanto o governo brasileiro finaliza os últimos detalhes para apresentar formalmente recurso à investigação econômica aberta pelo governo Donald Trump contra o País, cidadãos usaram o portal do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) para reagir, com alguma dose de humor, ao tarifaço do presidente americano.
De piadas de duplo sentido a mensagens de cunho patriótico e pedidos de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o site oficial do USTR já reúne 153 manifestações públicas sobre o processo contra o Brasil.

Entre elas, a de empresas multinacionais como a Embraer e associações como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e associações setoriais, como a Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil).
Entre manifestações sérias, brasileiros usaram o recurso do processo público para defender a cadeia a Bolsonaro e punição a seus familiares, reclamar de produtos nacionais e publicar pegadinhas com nomes de duplo sentido.
Algumas das mensagens identificadas pelo Estadão foram: “Respeite o Brasil”, “Aqui é Brasil”, “Não quero perder meu emprego”, “FamilicianaCadeia”, “Bolsonaro na Cadeia”, “Edu Brasil”, “Jim Carrey, Pois são comédia” (referência ao ator e comediante canadense, estrela de Hollywood) e “Respect our Brazil”.
O prazo final para se manifestar termina às 23:59 desta segunda-feira, 18, no horário da capital americana. O documento já foi preparado e deverá ser entregue nas próximas horas por meio da Embaixada do Brasil em Washington. O governo avalia como dará publicidade a seus argumentos de defesa.
Como é aberto a qualquer pessoa, o processo público contra o País recebeu uma série de manifestações de cunho político ou que não guardam relação direta com a finalidade do processo do USTR.
Uma delas é uma reclamação sobre a qualidade de produtos. Uma pessoa (o autor é desconhecido) protocolou no diretório do USTR uma queixa sobre uma marca nacional de chuveiros e enviou a imagem de uma ducha em curto circuito ao órgão americano – em nome da “Associação dos Chuveiros Queimados”.
“Os chuveiros queimados prejudicam a população no inverno, principalmente em Estados mais frios.”