23 de agosto de 2025
Politica

Celso Sabino diz que União Brasil tem ‘muitas pessoas’ favoráveis a governo Lula

O ministro do Turismo, Celso Sabino, declarou nesta segunda-feira, 18, que há “muitas pessoas” do União Brasil favoráveis aos “grandes números” apresentados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista à CNN, ele citou resultados positivos obtidos pela economia, especialmente na geração de empregos. “A indústria tem crescido como não cresceu nos últimos dez anos e a taxa de desemprego hoje está abaixo de 6%, a melhor da história do país”, afirmou. Também foram mencionados os setores de serviço e turismo.

O ministro Celso Sabino Sabino destacou o crescimento da indústria, a expansão do setor de serviços e os avanços no turismo
O ministro Celso Sabino Sabino destacou o crescimento da indústria, a expansão do setor de serviços e os avanços no turismo

Os apoiadores do governo, segundo ele, são pessoas que defendem as “boas causas” e a “boa política”. “Penso que é dever de qualquer pessoa que queira promover a transformação do Brasil para melhor, é defender aquilo que dá certo”, ponderou.

Questionado sobre um possível desembarque da legenda depois da formalização da federação União Progressista, com o PP, Sabino afirmou que o partido nunca realizou uma reunião oficial para definir a questão.

Ele reforçou que as posições oficiais serão deliberadas de forma coletiva, em encontros da executiva e das bancadas no Legislativo, “como qualquer partido político democrático”, e que tal deliberação não ocorreu até o momento.

“Dado concreto é que nunca houve uma reunião da executiva, do colegiado de líderes ou mesmo do diretório do partido para tomar qualquer posição de desembarque, de embarque, de posicionamento contrário ou favorável”, contou.

A fusão entre União Brasil e PP será oficializada nesta terça-feira, 19, resultando na maior bancada do Congresso Nacional. A nova federação terá 109 deputados federais, 14 senadores e seis governadores.

Desde o anúncio da federação União Progressista, em abril, lideranças das duas legendas têm defendido o rompimento com a gestão petista.

Conforme mostrado pelo Estadão, se o impasse continuar, a federação seguirá ocupando cargos no governo Lula, enquanto seus parlamentares votam contra a gestão no Congresso. No início do mês, os partidos aderiram à obstrução liderada pela oposição na Câmara e no Senado, em protesto à prisão de Bolsonaro.

União Brasil e Progressistas controlam quatro ministérios: Comunicação; Integração e Desenvolvimento Regional; Turismo e Esporte. As siglas também detêm cargos no segundo escalão e diretorias de estatais, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *