20 de agosto de 2025
Cultura

Clarindo Silva será homenageado durante a VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador

Texto: Thaís Seixas

Foto: Divulgação

O jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural Clarindo Silva será homenageado durante a VI Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador, realizada pela Fundação Gregório de Mattos (FGM). A programação acontece de 27 a 29 de agosto, de forma itinerante, em três espaços do Centro Histórico: a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivo e Similares (Abam), a Casa Vale do Dendê e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). 

O evento tem como tema ‘Centro Histórico de Salvador – Quatro décadas como Patrimônio Mundial’ e já está com inscrições abertas, que podem ser feitas gratuitamente por meio deste link. “É um momento de celebração, mas também de troca de experiências, conhecimento e  discussões sobre assuntos relevantes para a preservação desse lugar de memória, de cultura e de resistência. E Clarindo é uma figura extremamente importante para o Centro Histórico de Salvador, para a preservação e para resistência do local”, ressalta a gerente de Patrimônio da FGM, Roberta Ventura. 

Para Clarindo Silva, a homenagem é um incentivo ao trabalho desenvolvido por ele há décadas, no sentido de valorização e reconhecimento do Centro Histórico de Salvador. “São 53 anos batendo na mesma tecla, buscando inicialmente o tombamento como Patrimônio Nacional pelo Iphan, que conseguimos em 1984, e Patrimônio Mundial pela Unesco em 1985. Sinto-me estimulado a continuar nessa peregrinação, porque cada homenagem demonstra um reconhecimento. E eu sou daqueles que acham que as pessoas têm que ser homenageadas em vida”, destaca ele. 

Tema do evento será os 40 anos do Centro Histórico como Patrimônio Mundial. Foto: Jefferson Peixoto | Secom PMS

Programação

A abertura da Jornada ocorre no dia 27, a partir das 9h, na sede da Abam, com a entrega da notificação do Ofício das Baianas de Acarajé, que está em processo para Registro Especial como Patrimônio Imaterial de Salvador. As atividades do primeiro dia incluem a palestra de abertura ‘Centro Histórico de Salvador: Bem cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO’ e a mesa ‘O patrimônio dentro do patrimônio: os bens imateriais que habitam o Centro Histórico de Salvador’, além da oficina de acarajé e degustação dos quitutes do tabuleiro.

No dia 28, a Jornada do Patrimônio Cultural chega à Casa Vale do Dendê, com a mesa ‘Presenças e resistências no Centro Histórico de Salvador: desafios socioculturais’ e uma edição especial do Circuito #Reconectar, realizado pela FGM durante todo o ano, que fará o percurso entre o Cruzeiro de São Francisco e o monumento de Castro Alves, com mediação do professor Ubiraci Santos. 

No dia 29, é a vez do Muncab sediar as mesas ‘Preservação do patrimônio material no Centro Histórico de Salvador: potencialidades e desafios’ e ‘Entre memórias e um futuro presente: ressignificando o patrimônio do Centro Histórico de Salvador’. A programação segue ainda com uma visita guiada ao museu e será encerrada com a homenagem a Clarindo e uma atividade artístico-cultural. 

A Jornada

A Jornada do Patrimônio Cultural integra o Programa Salvador Cidade Patrimônio, da Fundação Gregório de Mattos (FGM), como um espaço de debates especializados sobre patrimônios materiais, imateriais, de monumentos, fontes e outros sítios históricos e lugares de memória. Além disso, o evento contribui para educação patrimonial, tão necessária à preservação e salvaguarda dos nossos patrimônios.

>> CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Confira a programação completa:

27/08 – Sede da ABAM
9h às 10h: Recepção
10h às 10h30: Abertura / Falas institucionais / Entrega Notificação Ofício das Baianas / Entrega da obra “Xodó da Bahia”, do artista Washington Sales
10h30 às 12h30: Palestra de abertura: Centro Histórico de Salvador: Bem cultural brasileiro reconhecido pela UNESCO
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 16h: Mesa 1: O patrimônio dentro do patrimônio: os bens imateriais que habitam o Centro Histórico de Salvador
16h às 17h: Oficina de Acarajé
17h às 18h: Encerramento com atividade artístico-cultural

28/08 – Vale do Dendê
9h30 às 10h: Recepção
10h às 12h30: Mesa 2: Presenças e resistências no Centro Histórico de Salvador: desafios socioculturais 
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 17h: Vivência Circuito #Reconectar Centro Histórico (Cruzeiro de São Francisco – Estátua Castro Alves) + Bate-papo sobre o Reconectar e os monumentos da cidade no Café-Teatro Nilda Spencer (Quarteirão das Artes)
Mediação: Prof. Ubiraci Santos (Bira)

29/08 – Muncab
9h30 às 10h: Recepção
10h às 12h30: Mesa 3: Preservação do patrimônio material no Centro Histórico de Salvador: potencialidades e desafios
12h30 às 14h: Intervalo do almoço
14h às 16h: Mesa 4: Entre memórias e um futuro presente: ressignificando o patrimônio do Centro Histórico de Salvador
16h às 17h: Visita guiada ao Muncab 
17h às 18h: Homenagem a Clarindo Silva + Encerramento com atividade artístico-cultural 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *