20 de agosto de 2025
Politica

Gleisi diz que Tarcísio precisa entender que soberania ‘não é algo para dar de presente’

BRASÍLIA – A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, criticou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), por declarações sobre como o Brasil deve reagir em relação ao tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Segundo Gleisi, Tarcísio precisa entender que a soberania nacional não é algo para “dar de presente” ao presidente dos EUA.

A chefe da SRI declarou também que o republicano se afasta da população e dos interesses do País quando se encontra com “bilionários e banqueiros”.

A ministra Gleisi Hoffmann criticou o governador de São Paulo
A ministra Gleisi Hoffmann criticou o governador de São Paulo

“Governador Tarcísio precisa entender que a soberania nacional não é algo para “dar de presente”, como ele acha que Lula deveria fazer diante da chantagem de Bolsonaro e Trump. Quanto mais se encontra com bilionários e banqueiros, mais distante Tarcísio vai ficando dos interesses do país e da população”, afirmou Gleisi.

Nesta segunda-feira, 18, Tarcísio disse, no painel “Reflexões sobre São Paulo e Brasil”, que fez parte do evento Warren Day, em São Paulo, que Lula deveria “entregar algumas vitórias’ para Trump.

“Acho que é fundamental compreender um pouco do estilo do presidente americano. É um presidente que vive da economia da atenção. Que gosta de sentar com o chefe de Estado, botar um chefe de Estado sentado lá dentro e dizer: ‘Olha, consegui uma vitória’. E ele está querendo colecionar vitórias. Ele quer. Então, por que não entregar algumas vitórias?”, disse no painel “Reflexões sobre São Paulo e Brasil”, no evento Warren Day, em São Paulo.

Para os empresários, o governador de São Paulo afirmou ainda que, se o Planalto teria uma “vitória importante” se conseguisse reduzir, ou até retirar a tarifa adicional. Isso, na visão de Tarcísio, permitiria abreviar as medidas emergenciais que foram anunciadas pelo Executivo, na semana passada, na intenção de conter os efeitos do tarifaço.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *