Ibaneis sanciona projeto que autoriza BRB a comprar fatia do Master
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou nesta quarta-feira, 20, o projeto de lei que autoriza o Banco de Brasília (BRB) a comprar uma fatia do Banco Master. Ibaneis recebeu o documento para sanção às 10h08 e ratificou a proposta às 12h55. O texto foi aprovado Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na noite da véspera.
Agora, o BRB vai aguardar uma decisão final do Banco Central (BC) antes de consultar a assembleia de acionistas sobre o negócio, etapa exigida pela Justiça local.
A CLDF aprovou o projeto de lei enviado pelo governo nessa terça-feira, 19. O texto teve aprovação rápida: tramitou por apenas quatro dias úteis e foi votado diretamente no plenário, onde a base governista tem ampla maioria.
Os deputados ignoraram um parecer técnico da Consultoria Legislativa da Casa que considerou a proposta inadequada, por não trazer dados sobre a viabilidade do negócio, como mostrou a Coluna do Estadão.
BC analisa operação desde junho
O BC analisa a compra de uma fatia do Master pelo BRB há dois meses. O prazo total é de um ano. Depois dessa etapa, os dois bancos poderão assinar um contrato definitivo da operação, estimada em R$ 2 bilhões. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não vê com bons olhos o negócio, e dentro do BC há uma divisão sobre o caso.
CVM vê indícios de crime em aporte do Master numa clínica em nome de laranja
Como informou o Estadão nesta quarta-feira, 20, uma investigação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) apontou pela primeira vez a suspeita de crimes financeiros na gestão do Master.
Segundo a CVM, isso aconteceu por meio de investimentos milionários fraudulentos que inflaram o patrimônio da instituição e permitiram o aporte de recursos até mesmo em empresas vinculadas à irmã do dono do banco, Daniel Vorcaro.
O Master investiu R$ 2,1 bilhões em empresas sem capacidade econômica para dar retorno ao aporte. A CVM também detectou suspeitas em investimentos feitos em companhias que têm vínculos com a irmã de Daniel Vorcaro.