21 de agosto de 2025
Politica

Quem é Alfredo Gaspar, deputado de ‘direita, com muito orgulho’ escolhido relator da CPI do INSS

BRASÍLIA – O deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) foi escolhido relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em uma derrota da articulação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De oposição, Alfredo Gaspar se define como de “direita, com muito orgulho” e tem amplo histórico no trabalho de investigação. Ele foi do grupo de combate ao crime organizado em Alagoas, foi integrante do Ministério Público e secretário de Segurança Pública do Estado.

Alfredo Gaspar (à esq.) e Carlos Viana (à dir.), escolhidos, respectivamente, relator e presidente da CPMI do INSS, em derrota para o governo.
Alfredo Gaspar (à esq.) e Carlos Viana (à dir.), escolhidos, respectivamente, relator e presidente da CPMI do INSS, em derrota para o governo.

No primeiro semestre, ele já causou dores de cabeça ao governo quando foi designado relator da representação feita pelo PL para travar a tramitação da ação penal julgada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Gaspar é advogado de formação e ingressou na política em 2015, quando foi convidado pelo então governador Renan Filho (MDB), atual ministro dos Transportes, para o cargo de secretário de Estado da Defesa Social, sendo afastado temporariamente do Ministério Público.

Um ano depois, no entanto, em 2016, retornou ao Ministério Público após o STF decidir, por maioria, que membro do Ministério Público não pode ocupar cargo político no âmbito do Executivo, como o de ministro de Estado e secretário.

No mesmo ano, foi eleito procurador-geral de Justiça de Alagoas, com mandato de dois anos, para o biênio 2017-2018. Em 2019, foi reconduzido para mais um mandato, onde permaneceu no cargo até o dia de 2 de março de 2020, quando pediu exoneração do Ministério Público de Alagoas.

Após deixar o MP, Alfredo Gaspar foi candidato à prefeitura de Maceió, em 2020. Acabou derrotado por João Henrique Caldas, o JHC.

Gaspar é deputado federal de primeiro mandato. Nas eleições de 2022, foi eleito como o segundo candidato mais votado de Alagoas com 102.039 votos e o primeiro deputado mais votado da capital alagoana.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *