Participantes da Conferência Internacional Distritos Criativos visitam espaços de economia criativa em Salvador

Foto: Lucas Moura / Secom PMS
Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS
A Conferência Internacional Distritos Criativos teve início na última quarta-feira (20), em Salvador, com programação diversa e uma visita guiada a espaços e empreendimentos culturais do bairro do Comércio. A atividade reuniu cerca de 40 participantes do Brasil e do exterior e marcou a abertura da programação, que segue até sábado (23) com palestras, mesas de debate e workshops.
O roteiro incluiu passagens por diferentes equipamentos como o Mercado Modelo, a Galeria Mercado, o Hub Salvador e o Trapiche Barnabé. O grupo, composto de pessoas vindas de diferentes países como Itália, Espanha, Estados Unidos e França, também visitou o Doca 1 – Polo de Economia Criativa.
O produtor Aníbal Martins foi o responsável por apresentá-lo ao grupo. Durante o tour, o grupo conheceu espaços como o restaurante Dona Mariquita, a agência Agogô, a Sala Travessia, o escritório Corrêa da Veiga, a livraria e editora Caramurê, a Praça Rosa dos Ventos, e a agência Califórnia, que abriga estúdios de gravação e produção.
“O Doca 1 é um polo de economia criativa, então estamos sempre em busca de eventos como este e de pessoas como essas. Essa apresentação dos equipamentos que temos em Salvador, com o apoio da Prefeitura, é muito importante para nós. Essas pessoas trazem difusão de conhecimento e ajudam a espalhar a palavra pelo mundo. Para nós, é uma honra receber esse tipo de evento e esperamos que esses dias sejam muito positivos a partir de hoje, com o lançamento desse programa”, explicou Aníbal Martins.
Entre os visitantes esteve Joana Braga, de 41 anos, coordenadora de Economia Criativa de Porto Alegre (RS). Ela avaliou a experiência como uma oportunidade de aprendizado para novos modelos de negócio. “Tenho achado bastante interessante os modelos de negócio que estão sendo implementados aqui. De fato, nosso objetivo ao vir para Salvador foi compreender a organização dos equipamentos que são culturais, mas também representam ativos econômicos e impulsionam novos projetos de desenvolvimento”, contou.
“Nossa equipe atua na área de desenvolvimento econômico de Porto Alegre e buscamos posicionar a cultura como um dos principais ativos desse processo, compreendendo-a tanto como valor intrínseco quanto como vetor de projeção. Esta visita tem se mostrado importante para entendermos como Salvador dinamiza esses projetos, que transcendem o âmbito cultural e se configuram como ativos econômicos e instrumentos de promoção turística”, completou Joana Braga.
Programação – Nesta quinta-feira (21), um dos destaques da Conferência Internacional Distritos Criativos será o debate sobre tendências globais da economia criativa, no auditório do Doca 1, com palestra magna de Raphael Callou, diretor-geral de Cultura da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), em Madri. Também participam especialistas como Bruno Truzzi (Itaú Cultural), Daniele Canedo (Observatório da Economia Criativa) e Patrícia Albernaz (Ministério da Cultura).
Na sexta-feira (22), as mesas vão promover trocas entre Salvador e experiências internacionais, com a presença de Vanessa Vieira (Projeto Mural), Adriana Barbosa (Feira Preta), María Teresa Fernández (Metadistritos – Chile), Cinzia Lagioia (Puglia Creativa – Itália) e Érika Jaramillo (Distrito Creativo Perpétuo Socorro – Colômbia). Os temas incluem dinamização dos distritos criativos, experiências internacionais e governança. A programação encerra o dia com o happy hour comandado pela DJ Nai Kiese.
Já no sábado (23), o encerramento será marcado por um workshop de cocriação liderado por Paula Trujillo e Conrado Uribe, junto a facilitadores do Brasil, Chile, Itália e Colômbia. A atividade tem como objetivo transformar os aprendizados da conferência em ações concretas para o Distrito Criativo de Salvador, incluindo um plano de governança cultural e estratégias de desenvolvimento. A jornada termina com a assinatura de uma carta de intenções e um happy hour com a DJ Libre Ana.
A programação completa da Conferência Internacional Distritos Criativos pode ser acompanhada nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult): https://www.salvadordabahia.com/conferencia-internacional-distritos-criativos-em-salvador/.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/visita-guiada-a-espacos-e-empreendimentos-culturais-do-bairro-do-comercio/ .