22 de agosto de 2025
Salvador

Salvador abre Conferência Internacional Distritos Criativos com integração global e valorização da economia criativa

Foto: Adam Vidal / Secom PMS

Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS

Salvador deu início, na noite da última quarta-feira (20), à “Conferência Internacional Distritos Criativos – Conectando Iniciativas, Impulsionando Ecossistemas”. A abertura oficial do evento aconteceu no Doca 1, no Comércio, e reuniu autoridades, representantes de instituições culturais, empreendedores e artistas do Brasil e do exterior. O evento segue até sábado (23), e tem como objetivo promover conexões, impulsionar negócios e estimular colaborações em torno da economia criativa.

A cerimônia contou com a presença de Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador. Além dela, participaram o diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos no Brasil (OEI), Rodrigo Rossi, da co-fundadora da Conexiones Creativas, Paula Trujillo, e do diretor de Economia Criativa da Secult, Felipe Dias.

O momento foi marcado pela adesão de Salvador à plataforma internacional Conexiones Creativas, fortalecendo o diálogo com territórios culturais da América Latina e da Europa.

Em seu discurso, Ana Paula Matos destacou o potencial da capital baiana. “Nossa cidade é um museu a céu aberto, com equipamentos culturais que precisam ser ativados para gerar emprego, renda e atrair novos olhares. A ideia é discutir modelos de governança, fortalecer o afroturismo, o turismo religioso e trazer inovação, desde experiências literárias inspiradas na nossa cultura até o uso da inteligência de dados para orientar investimentos. Salvador já tem relevância nacional e internacional e queremos ampliar ainda mais esse protagonismo”, disse.

Já Felipe Dias ressaltou a importância de Salvador estar conectada às melhores práticas globais. “É uma forma de inspirar, de conectar, de estabelecer pontes entre essas iniciativas, essas pessoas e que a gente possa realmente construir um projeto que aprenda com os equívocos que já aconteceram e com os acertos dos territórios que começaram antes de nós. Estamos trazendo para Salvador uma política mundial, que hoje tem inclusive uma linha específica no Ministério da Cultura, alinhada com o que há de mais moderno em termos de discussões acadêmicas, políticas e de requalificação urbana a partir da cultura e da economia criativa”, disse.

Paula Trujillo, co-fundadora da Conexiones Creativas, afirmou que a integração de Salvador à rede internacional é fundamental para o fortalecimento do ecossistema criativo. “Não existe distrito criativo sem uma governança clara, sem a articulação entre os agentes que fazem parte desse território. Salvador agora se soma à rede e vamos construir juntos políticas potentes não apenas localmente, mas também em âmbito nacional e internacional”, destacou.

O diretor da OEI no Brasil, Rodrigo Rossi, reforçou a importância da cultura como eixo de desenvolvimento social e econômico. “Essa comunidade comunga de histórias, realidades sociais e econômicas, mas que se expressa por meio da arte, da cultura e do patrimônio. Cultura não é área da população, cultura é razão de existir, é DNA da nossa região. Salvador já demonstrou sua força ao sediar o G20 da Cultura no ano passado, e agora reforça esse protagonismo com a conferência. A economia criativa é um motor muito forte, e o território do distrito criativo é onde esse motor ganha tração, movimento. Mais do que um selo, é um compromisso de gestão e de fazer cultural todos os dias. É isso que transforma e revela as potencialidades de um povo”, afirmou.

Até o próximo sábado, a conferência segue com palestras, mesas de debate e um workshop de cocriação que pretende definir estratégias de governança e desenvolvimento para o Distrito Criativo de Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *