Slam de Poesia, fotografia, teatro e mais: confira a programação dos Espaços Culturais da FGM
Texto: Ascom FGM
Foto: Israel Fagundes
Agosto é um mês longo, mas não dá para ficar parado! Diversos projetos artísticos e culturais vão ser realizados nos Espaços Culturais da Fundação Gregório de Mattos (FGM), então confira a programação:
Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras
No Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras, você pode conferir nesta sexta-feira (22), a partir das 19h, o XibiaCast, espetáculo de stand up comedy que foi criado a partir de um podcast feito por comediantes, com o objetivo de impulsionar a cena cômica de Salvador. A entrada é gratuita.
E para quem é do mundo das rimas e das artes faladas, não pode deixar de conferir o Slam Pé de Poeta, que acontece no sábado (23/08), com oficinas formativas sobre a cultura do Slam: corpo, voz, gestualidade e métodos de escrita, com os artistas professores MC Martina, A Deusa e Bruno Santana que recebe Tito Carvalhal como convidado. As oficinas são gratuitas.

Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360º
O Projeto ANCESTRAIS convoca atores e atrizes para uma audição que vai conectar talento, história e futuro. Na sexta (22), a iniciativa promove um encontro a partir das 14h, para a audição e inscrição dos participantes. Trata-se de uma iniciativa formativa, um trabalho de conclusão de curso. A participação não é remunerada, sendo uma troca de saberes e desenvolvimento.
Espaço Cultural da Barroquinha
No sábado (23), ás 19h, e no domingo (24), às 18h, você pode conferir o Espetáculo Instalação ‘(NU) Madrugada me Proteja’, com ingressos trocados por 1kg de alimento não perecível. A montagem apresenta três histórias que acontecem simultaneamente e têm um ponto em comum: o constrangimento de pessoas que se sentem nuas diante da sociedade.
Teatro Gregório de Mattos
De sexta a domingo, o Teatro Gregório de Mattos será palco da Local Conference of Youth on Climate Change (LCOY Bahia), a maior conferência local da juventude sobre mudanças climáticas. O evento, que traz o tema “Regenerando Territórios e Criando Futuros”, reúne jovens, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil, povos e comunidades tradicionais, além de especialistas nacionais e internacionais com propósito de promover conexões, fortalecendo redes, trocando experiências e inspirando ações concretas para enfrentar a crise climática.
A conferência contará com palestras sobre racismo ambiental, transição energética justa, cidades sustentáveis, arte e comunicação climática, além de oficinas, rodas de conversa e atividades culturais para dar voz e protagonismo aos jovens baianos e nordestinos no debate climático. Os ingressos são gratuitos mas devem ser retirados na plataforma Sympla, onde também está disponível a programação.
Casa do Benin

Na Casa do Benin, você confere durante todo o fim de semana a exposição “Ele é Xangô – Nos Terreiros do Candomblé em Salvador”, do artista visual e fotógrafo soteropolitano Iuri Marc, que fica aberta até 2 de setembro. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
Resultado de uma imersão vivida entre 2020 e 2024, o trabalho de Iuri Marc propõe uma escuta visual das tradições do Candomblé, com foco especial na presença de Xangô – orixá da justiça e do fogo. “Ele é Xangô” aproxima o público de símbolos e rituais ancestrais por meio de registros feitos em espaços sagrados como o Ilê Axé Ewé, a Casa do Mensageiro e o Ilê Axé Omin Ijexá Miro.
Projetos apoiados pela FGM
Se você tem interesse em poesia, fotografia, teatro ou outras linguagens artísticas, não perca a chance de conferir essa programação de projetos apoiados pela Fundação Gregório de Mattos, por meio dos editais Gregórios Ano IV e Territórios Criativos Ano II.
Nesta quinta-feira (21), o Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) recebe durante todo o dia o projeto Teia das Artes, que pretende favorecer a difusão de expressões artísticas que fortaleçam as identidades e resgatem de elementos que compõem a ancestralidade do público jovem do Centro Histórico. Nesta semana, a CRIA recebe o Circuito Comunitário: Grupos Inclassificáveis.
Para quem gosta de fotografia, pode conferir – também na quinta – a Oficina de Fotografia Documental realizada pelo Instituto Casa da Photographia na Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura (Acopamec), no bairro da Mata Escura. A oficina começa às 14h. Já o projeto “Imagem e Empoderamento”, focado na capacitação de mulheres cis e trans do subúrbio da cidade oferece um curso de fotografia para mulheres no Ile Asé Kalè Bokùn (Rua Antonio Balbino 98A, Plataforma). O curso acontece das 14h às 17h, é gratuito e será realizada uma exposição com as imagens produzidas ao final do projeto.
A Cia Encruzilhadas realiza a Residência MAFRO no Centro Cultural Makota Valdina (Teatro XVIII), com oficina de escrita criativa e poesia para todas as idades,das 18h às 20h desta quinta, e uma aula de teatro e dança para o público infanto-juvenil, no sábado (23), das 9h às 12h. As atividades são gratuitas para a população.
Na tarde do sábado (23), a partir das 14h, a Praça da Lapinha na Liberdade recebe o “Improvisual” do projeto “Rua Sinalizada: Ações em Libras para uma cidade-ateliê”. A intervenção artística inclui placas cartográficas, menu poético, ações poéticas de improviso, mapeamento afetivo e contação de histórias.