Maioria dos eleitores de oito Estados quer governador sem ligação com Lula e Bolsonaro
A maior parte dos eleitores de oito Estados brasileiros quer para governador alguém que não seja aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e nem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A informação é do levantamento Genial/Quaest divulgado nesta sexta-feira, 22, que avaliou o cenário político nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco e Goiás, que concentram 66% do eleitorado nacional.
A busca por um governador independente em 2026 varia entre os Estados pesquisados: de 44%, em Pernambuco, a 60%, no Rio Grande do Sul.

Quando perguntados sobre candidatos alinhados a Lula, Bahia e Pernambuco registraram os maiores índices de apoio (40%). Nos demais Estados, o apoio não passa de 20%.
A maior aceitação a um nome ligado a Bolsonaro atinge 30% em Goiás, seguido pelo Paraná, com 27%. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, 23% preferem um aliado do ex-presidente e 17% um aliado de Lula. Na Bahia, reduto petista em 2022, só 9% indicaram preferência por um bolsonarista.
O levantamento ouviu 10.146 eleitores com 16 anos ou mais nos Estados citados, entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais em São Paulo e de três nos demais, com nível de confiança de 95%.
O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele também é réu em processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, que começará a ser julgado no dia 2 de setembro. Ainda que não seja condenado pelo STF, a decisão não interfere na sentença de inelegibilidade do TSE.
Nesta quarta-feira, 21, Bolsonaro e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), foram indiciados pela Polícia Federal pelos crimes de coação no curso do processo e abolição do Estado Democrático de Direito ao tentar interferir no julgamento da ação penal do golpe.
Os entrevistados responderam à pergunta “Você gostaria que o próximo governador fosse…”. Confira os resultados:
São Paulo
- Independente: 59%
- Aliado do Lula: 17%
- Aliado do Bolsonaro: 23%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Minas Gerais
- Independente: 58%
- Aliado do Lula: 18%
- Aliado do Bolsonaro: 22%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Rio de Janeiro
- Independente: 58%
- Aliado do Lula: 16%
- Aliado do Bolsonaro: 24%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Bahia
- Independente: 49%
- Aliado do Lula: 40%
- Aliado do Bolsonaro: 9%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Paraná
- Independente: 58%
- Aliado do Lula: 13%
- Aliado do Bolsonaro: 27%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Rio Grande do Sul
- Independente: 60%
- Aliado do Lula: 16%
- Aliado do Bolsonaro: 23%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Pernambuco
- Independente: 44%
- Aliado do Lula: 40%
- Aliado do Bolsonaro: 13%
- Não sabe/não respondeu: 3%
Goiás
- Independente: 54%
- Aliado do Lula: 13%
- Aliado do Bolsonaro: 30%
- Não sabe/não respondeu: 3%