26 de agosto de 2025
Politica

Mercantil vai herdar maior parte dos contratos suspensos da Crefisa com INSS

O Mercantil vai herdar a maior parte dos contratos de prestação de serviços bancários da Crefisa que foram suspensos na última quinta-feira, 21, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), diante de denúncias de atrasos em pagamentos, coação e vendas casadas. A informação foi confirmada à Coluna do Estadão pelo Ministério da Previdência.

De acordo com o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, os pagamentos que estavam programados pela Crefisa para este mês, e que começam a ser feitos a partir desta segunda-feira, 25, já foram processados e não haverá nenhum prejuízo para os beneficiários.

De acordo com a pasta, a Crefisa recebeu o repasse R$ 2,9 bilhões para a folha de agosto. O montante corresponde a um total de 1,7 milhões de benefícios, dos quais 120 mil são novos.

“Os benefícios que serão implantados, a partir do mês que vem, serão direcionados para o segundo colocado (dos leilões dos lotes das folhas de pagamento) de cada Estado”, explicou Queiroz. Já os antigos continuarão sendo feitos pela Crefisa, mas o beneficiário tem direito a pedir portabilidade.

Crefisa venceu maior parte do leilão da folha do INSS no ano passado

Em outubro do ano passado, a Crefisa ganhou a maior parte dos lotes, para operar a folha de pagamentos do INSS até 2029. A financeira, mais conhecida por oferecer crédito para negativados, ficou com 25 lotes.

Agora, com a suspensão diante da suspeitas de irregularidades que teriam causado prejuízos aos beneficiários, os segundos colocados receberão os depósitos.

O Mercantil se tornará preferencial em 21 desses lotes. Os demais serão passados a outras instituições, segundo o Ministério.

INSS recebeu reiteradas reclamações contra a Crefisa; financeira rebate

Ao suspender a prestação de serviços bancários da Crefisa, o INSS disse que medida é necessária para “cessar irregularidades” e “salvaguardar o interesse público” até a conclusão da apuração das denúncias de atrasos em pagamentos, coação e vendas casadas.

O órgão afirmou ainda que “a decisão foi tomada após reiteradas reclamações registradas por diferentes canais”, incluindo Procons, Ministério Público, OAB e manifestações apresentadas diretamente pelos beneficiários nas agências da Previdência Social e na Ouvidoria do órgão.

O instituto diz que entre as principais irregularidades constatadas no serviço estão:

  • Dificuldade ou impedimento no recebimento do benefício: registros de atrasos, recusas de pagamento e limitações para saque;
  • Coação para a abertura de conta corrente e venda casada de produtos;
  • Falta de estrutura adequada nas agências bancárias: filas extensas, ausência de caixas eletrônicos (ATMs) e inadequação do espaço físico;
  • Portabilidades indevidas e não autorizadas;
  • Falta de um sistema de triagem e emissão de senhas;
  • Falta de informações claras e atendimento inadequado.

A Crefisa afirma que presta os serviços regularmente desde 2020 e que recebeu medida com surpresa.

Leia abaixo a íntegra da nota da Crefisa:

“Sobre as notícias veiculadas nesta data a respeito da suspensão parcial do contrato de prestação de serviços com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Banco Crefisa informa que recebeu com surpresa as informações divulgadas, uma vez que não foi formalmente comunicado por parte do INSS até o momento sobre qualquer medida nesse sentido.

O Banco Crefisa vem prestando regularmente o serviço de pagamento de benefícios desde 2020, sem qualquer interrupção, não havendo reclamação de qualquer Beneficiário de que tenha deixado de receber seu benefício, dentre os mais de 1 milhão de Beneficiários atendidos em todo o território nacional.

Desde que iniciada a prestação dos serviços, o Banco Crefisa já investiu mais de R$1 bilhão em tecnologia e na ampliação e modernização de seus Postos de Atendimento, cumprindo os contratos estabelecidos e atendendo a todos os requisitos impostos pelo INSS. A estrutura dos espaços físicos é adequada e há caixas eletrônicos em todos os Postos de Atendimento para realização de saques. Portanto, não há dificuldades ou impedimento para recebimento dos benefícios, assim como não há atrasos, recusas de pagamento e limitação para saque.

Nenhum contrato é celebrado sem autorização dos clientes. Há um processo claro de contratação e todos os contratos são assinados. Não há coação para abertura de conta corrente e venda casada de produtos e prova disso é que menos de 5% dos mais de 1 milhão de Beneficiários atendidos abriram conta corrente na instituição.

Quanto ao sistema de triagem e emissão de senhas, já existe em todos os Postos de Atendimento Bancário, mas já está sendo implantada uma solução ainda mais moderna e com novas funcionalidades para aprimorar o gerenciamento do atendimento.

Por fim, é importante esclarecer que nenhuma empresa, independentemente do seu porte, segmento de atuação ou excelência nos serviços prestados está imune a receber reclamações de seus clientes. A métrica adequada para avaliar a qualidade dos serviços é a taxa proporcional de reclamações, ou seja, o número de queixas em relação ao total de clientes ou de operações realizadas, que permite uma análise justa e equilibrada. Em relação ao Banco Crefisa, a taxa proporcional de reclamações é extremamente baixa, de menos de 1%.

O Banco Crefisa reitera que não praticou qualquer irregularidade e que vem cumprindo integralmente as cláusulas do contrato vigente, respeitando todos os critérios legais e contratuais estabelecidos, reforçando seu compromisso com a ética, a legalidade e a boa-fé contratual.”

Wolney Queiroz, ministro da Previdência
Wolney Queiroz, ministro da Previdência

 

 

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