25 de agosto de 2025
Politica

STF vai abrir inscrições para quem quiser assistir pessoalmente ao julgamento de Bolsonaro

BRASÍLIA — O Supremo Tribunal Federal (STF) deve abrir credenciamento nesta semana para quem quiser acompanhar pessoalmente o julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete acusados de planejarem um golpe de Estado. Como são poucos assentos na Primeira Turma, muitos interessados em assistir às sessões devem ficar de fora.

O procedimento faz parte do protocolo de segurança do tribunal. Devem ser instalados mais pórticos de raio x nas portarias do Supremo. As cercas de metal continuarão circundando o local. A equipe de segurança do STF deverá ser reforçada nos dias do julgamento, agendado para o período de 2 a 12 de setembro.

O plenário da Primeira Turma conta com 126 poltronas. Parte delas estará reservada para advogados que atuam no processo e réus que queiram comparecer. Também foram instaladas 80 cadeiras extras para a imprensa credenciada. O restante dos assentos será destinado ao público interessado em comparecer ao local.

Por questões de segurança, STF continua cercado por grades de metal
Por questões de segurança, STF continua cercado por grades de metal

Se houver muita demanda, o STF poderá instalar um telão no plenário da Segunda Turma, que fica no andar de cima, para transmitir a sessão para o público e os jornalistas que não conseguirem vaga na Primeira Turma.

Além disso, será instalado um telão na entrada do edifício onde funcionam as turmas, para uso da imprensa, como aconteceu em outras sessões de julgamento dos processos sobre a trama golpista.

Caberá aos advogados indicarem no processo o nome de quem fará a sustentação oral, e se os réus querem acompanhar o julgamento presencialmente. Haverá transmissão ao vivo pela TV Justiça e pelo canal oficial do STF no YouTube.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *