26 de agosto de 2025
Politica

Kassab volta a dizer que PSD poderia abrir mão de candidatura própria para apoiar Tarcísio em 2026

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, reafimou a intenção da sigla de lançar uma candidatura própria à Presidência da República em 2026, mas, outra vez, afirmou que isso poderia ser alterado caso Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, concorra ao cargo. Kassab, que é secretário de Tarcísio, admite que poderia apoiar o chefe.

Gilberto Kassab, presidente do PSD, durante participação no III Seminário Brasil Hoje
Gilberto Kassab, presidente do PSD, durante participação no III Seminário Brasil Hoje

As declarações foram dadas durante painel no III Seminário Brasil Hoje, promovido pelo grupo Esfera. Kassab participou do painel junto com Valdemar Costa Neto, presidente do PL; Baleia Rossi, do MDB; Renata Abreu, do Podemos; e Antonio Rueda, do União Brasi. A mediação foi do jornalista Márcio Gomes, da CNN Brasil.

“Todos sabem da admiração e respeito que eu tenho pelo governador Tarcísio, que tem sido estimulado a pensar em um projeto nacional. Eu acho que a candidatura do governador Tarcísio pode, sim, provocar uma reflexão no PSD para que a gente possa estar inserido em um contexto de uma candidatura maior. mas, ela como não existe, hoje o nosso foco é (o governador do Paraná) Ratinho Júnior e (o do Rio Grande do Sul) Eduardo Leite”, disse Kassab.

O presidente do PSD afirmou que cada partido deve construir seu caminho e procurar sua identidade. Questionado se a posição do ex-presidente Jair Bolsonaro faria diferença, o reconheceu como grande nome da direita e enfatizou que sua opinião seria relevante para uma candidatura de centro-direita. Contudo, destacou que, no caso do PSD, a situação “passa por uma decisão interna do partido”.

Essa não é a primeira vez que Kassab cogita a hipótese de abrir mão de nomes próprios para apoiar Tarcísio. Em abril, em um evento em Brasília, disse que o próprio Ratinho Júnior apoiaria o debate. “Tarcísio tem dito que não é candidato. E o que eu sinto no partido, o próprio Ratinho Júnior, todos, que o Tarcísio saindo, essa questão tem qeu ser discutida”, afirmou.

Embora cogitado para disputar o Palácio do Planalto, Tarcísio de Freitas tem afirmado publicamente que pretende concorrer à reeleição em São Paulo. Nos bastidores, porém, como mostrou o Estadão, ele já trabalha com as duas opções e se movimenta em torno de uma possível candidatura, que viria se houver aval do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *