12 de outubro de 2025
Politica

Ministros tentam ‘quebrar o gelo’ com Lula após petista criticar União e PP em reunião ministerial

Os ministros André Fufuca (Esporte), do PP, e Celso Sabino (Turismo), do União Brasil, procuraram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a reunião ministerial desta terça-feira, 26, para tentar “quebrar o gelo” com o petista após um constrangimento.

O chefe do Palácio do Planalto havia criticado, diante de toda a Esplanada, o tom oposicionista dos discursos na convenção que oficializou a federação União-PP na semana passada e, principalmente, a falta de defesa do governo por parte dos ministros que pertencem a esses partidos.

Fufuca e Sabino pediram para conversar com Lula e argumentaram que não tiveram a palavra na reunião ministerial. Lula, segundo relatos, acabou até fazendo piadas. Os dois se comprometeram a divulgar ações positivas do governo. Lula pediu dados do turismo no País para incluir em seus discursos e também tratou da criação da Universidade do Esporte.

Na reunião ministerial, a portas fechadas, Lula reclamou do presidente do União, Antonio de Rueda, e disse que gostaria de entender porque o dirigente partidário não gosta dele. O petista afirmou que também não gosta de Rueda, mas que esse fato não deveria interferir na relação entre o governo e a legenda.

O União e o PP formalizaram na semana passada a federação e devem apoiar um candidato da oposição ao Planalto em 2026, mas adiaram o possível desembarque do governo Lula. Além de Fufuca e Sabino, também há na Esplanada duas indicações do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP): Frederico Siqueira Filho (Comunicações) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *