Casa Rosa oferece oficinas gratuitas de áreas técnicas das artes para mulheres
Texto e fotos: Divulgação
A partir do projeto ‘Quinta da Casa’, a Casa Rosa promove, de setembro a novembro, seis oficinas de áreas técnicas das artes feitas por mulheres e para público também de mulheres: Estratégias de Comunicação para Espaços Culturais, com Aline Valadares; Roadie, com Ká Leite; Audiovisual para Redes Sociais, com Nathalia de Jesus; Iluminação, com Milena Pitombo; Produção Técnica, com Morgana Magalhães; e Sonorização, com Jessyca Meireles.
Todas as turmas terão carga horária total de 20 horas, com aulas presenciais sempre de segunda a sexta-feira – segunda, terça, quarta e sexta, das 9h às 12h, e, na quinta-feira, das 14h às 22h, para atividade prática, acompanhando a execução de um espetáculo da programação do ‘Quinta da Casa’. As inscrições são gratuitas, sujeitas à seleção para ocupação de 12 vagas em cada turma, e ficam abertas no site da Casa Rosa.
O ‘Quinta da Casa’, neste ano de 2025, foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal. Lançado em novembro de 2023, o projeto inclui na agenda regular do Teatro Cambará da Casa Rosa uma diversa programação de espetáculos, de variadas linguagens artísticas, que vêm movimentando a capital baiana, numa iniciativa de difusão do trabalho da nova cena local. Em 2025, serão 20 edições realizadas, de janeiro a dezembro, com programação montada através de seleção pública que contabilizou 194 propostas inscritas, ofertando a estrutura da Casa Rosa e apoio financeiro para os artistas e grupos participantes.
Oficinas Quinta da Casa
– Estratégias de Comunicação para Espaços Culturais, com Aline Valadares
Sobre a ministrante: Jornalista de formação e especialista em gestão de marcas, Aline Valadares estudou metodologias criativas, branding e análise de tendências e usa essas competências e ferramentas para pensar estrategicamente a comunicação de marcas, artistas ou projetos culturais. Com experiência de mais de 10 anos na área cultural, atuou em redação de jornal impresso, assessoria de imprensa de artistas como Carlinhos Brown e banda ÀTTOOXXÁ e coordenou o setor de comunicação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2021, criou a DASA, uma empresa de comunicação estratégica que presta serviços de branding, gestão de marca, consultorias e assessoria de imprensa. Atualmente, também está como gestora de comunicação do Pivô – Arte e Pesquisa.
Ementa da oficina: A oficina busca apresentar noções gerais da assessoria de comunicação aplicadas aos equipamentos culturais, trazendo um pouco da história, evolução e da prática profissional a partir da elaboração de um planejamento estratégico de comunicação. Também serão apresentadas metodologias e ferramentas que auxiliam na sistematização de diretrizes estratégicas fundamentais para o desenvolvimento e reconhecimento de um projeto/marca/instituição. Aborda ainda a criatividade, colocando-a em prática através da elaboração de ideias executáveis aos diversos pontos de contato.
Inscrições: 20 de agosto a 2 de setembro
Divulgação de seleção: 3 de setembro
Encontros: 8 a 12 de setembro – segunda, terça, quarta e sexta, 9h às 12h (encontros teóricos); quinta, 14h às 22h (acompanhamento na prática de espetáculo do Quinta da Casa)
– Roadie, com Ká Leite
Sobre a ministrante: Produtora cultural, roadie e atriz soteropolitana, Ká Leite atua, desde 2021, nos bastidores de shows, festivais e montagens teatrais, com passagens pelo Cinquentenário do Ilê Aiyê, pelos festivais Sangue Novo e Paisagem Sonora, pelas apresentações de bandas e artistas como Sambaiana, Larissa Luz, Ana Paula Albuquerque e Josyara, e pelos espetáculos Torto Arado, Prêmio Bahia Aplaude e Flipelô 2025. Especializada em Produção Cultural e capacitada em técnicas de roadie para palco, responde pela produção e atuação técnica no palco e é reconhecida pela precisão e versatilidade em produções de todos os portes.
Ementa da oficina: A oficina faz uma apresentação do perfil profissional de roadie, suas responsabilidades antes, durante e após a apresentação, e a interface com as demais equipes. Participantes manuseiam as principais ferramentas da rotina e trabalham com os equipamentos essenciais de palco, aprendendo a montar, inspecionar, proteger e acondicionar cada componente de forma eficiente e segura. Também aborda os instrumentos musicais, com foco em montagem, afinação e substituição de peças. Por fim, o curso dedica-se à interpretação de documentação técnica: riders, mapas de palco e cronogramas, culminando em exercícios práticos de montagem e desmontagem.
Inscrições: 20 de agosto a 16 de setembro
Divulgação de seleção: 17 de setembro
Encontros: 22 a 26 de setembro – segunda, terça, quarta e sexta, 9h às 12h (encontros teóricos); quinta, 14h às 22h (acompanhamento na prática de espetáculo do Quinta da Casa)
– Audiovisual para Redes Sociais, com Nathalia de Jesus
Sobre a ministrante: Videomaker, produtora de conteúdo e produtora audiovisual com seis anos de experiencia, Nathalia de Jesus é graduada em Produção Audiovisual pela Unijorge e participou da oficina de Operações Audiovisuais promovida pela Rede Globo. Atua na produção de conteúdos profissionais e mobile pela sua produtora She Filmes e cria conteúdos próprios nas suas redes sociais voltados para o audiovisual.
Ementa da oficina: Mentoria para participantes interessados em explorar as possibilidades do audiovisual como ferramenta de comunicação nas redes sociais, com foco em produção de qualidade, criativa e estratégica. Os conteúdos incluem referências, estilos de vídeos, equipamentos e acessórios, roteiro, linguagem visual (planos, enquadramentos, ângulos), movimento de câmera, iluminação e edição.
Inscrições: 20 de agosto a 16 de setembro
Divulgação de seleção: 17 de setembro
Encontros: 22 a 26 de setembro – segunda, terça, quarta e sexta, 9h às 12h (encontros teóricos); quinta, 14h às 22h (acompanhamento na prática de espetáculo do Quinta da Casa)
– Iluminação, com Milena Pitombo
Sobre a ministrante: Atriz e iluminadora, Milena Pitombo trabalha na área há quase 20 anos. Foi técnica e operadora de luz em espetáculos como “OXUM”, do Grupo de Teatro NATA; “Pele Negra, Máscaras Brancas”, com direção de Onisajé; “Rosas Negras”, solo de Fabíola Nansurê; e “Medeia Negra”, solo de Márcia Limma. Criou luz para espetáculos como “O Trono da Rainha”, solo de Matheuzza; “Monstra”, do coletivo Reverbe; “Partiste”, com direção de Ícaro Bittencourt; “Nó”, com direção de Miriam Fonseca; e “A Máscara e a Sombra”, com direção de Joice Aglae. Fez luz para shows de Melly, Bia Ferreira, Ana Mammeto, Livia Nery, Joana Terra, Mariana Aydar, Jussara Silveira, entre outras. Foi a responsável pela iluminação de projetos e festivais como Bahia de Todos os Pretos, Paisagem Sonora, Concha Negra, Latinidades, Pagode por Elas e Diálogo de Tambores. Foi uma das três ministrantes do projeto “iluMINA!”, dando aulas e orientando mais de 60 mulheres do estado da Bahia. Atualmente, cria luz para shows, dá aulas online e participa como assistente, técnica e operadora de diversos eventos culturais.
Ementa da oficina: Como é a profissão de técnica e de iluminadora cênica? Quais são os refletores usados no teatro? Para que cada um serve? Como é o processo de montagem e desmontagem? Como saber escolher o melhor refletor para o efeito desejado? Como uso o meu conhecimento na criação? A oficina aborda o conhecimento sobre a iluminação cênica e a sua criação. A parte teórica traz o conceito de iluminação, a luz e análise dos refletores usados no teatro, seus efeitos e as questões técnicas de uma montagem de iluminação. A parte prática será o uso desses refletores, suas combinações com os outros para efeitos e composições e iniciação à criação a partir deste conhecimento.
Inscrições: 1º a 30 de setembro
Divulgação de seleção: 1º de outubro
Encontros: 6 a 10 de outubro – segunda, terça, quarta e sexta, 9h às 12h (encontros teóricos); quinta, 14h às 22h (acompanhamento na prática de espetáculo do Quinta da Casa)
– Produção Técnica, com Morgana Magalhães
Sobre a ministrante: Envolvida com a arte e a cultura desde muito jovem, Morgana Magalhães trilha um caminho que passa pela atuação, direção teatral e, principalmente, pela produção cultural. Ao longo de sua trajetória, participou de projetos artísticos e eventos que dialogam com diferentes linguagens e públicos, sempre com o olhar atento para o potencial transformador da arte. Defensora da arte como ferramenta fundamental na formação humana, Morgana acredita que cada ação cultural é também um ato político, capaz de inspirar mudanças e fortalecer comunidades.
Ementa da oficina: Um mergulho teórico e prático nos bastidores da realização de um espetáculo, proporcionando aos participantes uma compreensão abrangente do processo de produção. Serão abordados conceitos, funções e fluxos de trabalho, com destaque para organização, logística, cronogramas, comunicação entre equipes e gestão de imprevistos. A intenção é de desenvolver uma visão sistêmica do trabalho de produção técnica e preparar para uma atuação de forma organizada, segura e eficiente em diferentes formatos e portes de eventos.
Inscrições: 1º a 30 de setembro
Divulgação de seleção: 1º de outubro
Encontros: 6 a 10 de outubro – segunda, terça, quarta e sexta, 9h às 12h (encontros teóricos); quinta, 14h às 22h (acompanhamento na prática de espetáculo do Quinta da Casa)
– Sonorização, com Jessyca Meireles
Sobre a ministrante: Técnica de som, diretora de palco e técnica, Jessyca Meireles fez a direção técnica do Festival Psica, um dos maiores da região Norte do Brasil, nos anos de 2022, 2023 e 2024. Passou uma temporada como técnica de monitor de Xanddy Harmonia. É formada em Produção Fonográfica e já trabalhou na produtora MZA, Gravadora Deck, em empresas de sonorização e iluminação para shows e eventos na cidade do Rio de Janeiro. Entre 2021 e 2024, colaborou com vários festivais no estado do Pará, como Serasgum, Sonido, Lambateria, Elas no Comando, Festival de Música da Amazônia, entre outros.
Ementa da oficina: Fundamentos básicos essenciais para eventos e shows, abrangendo conceitos básicos de acústica – como o som se comporta e como isso afeta a performance ao vivo; audição humana – como funciona e como isso pode influenciar a forma de trabalhar com som; princípios básicos de eletricidade e eletrônica – aplicadas à performance ao vivo para atuar de forma segura e eficaz; operação de consoles para iniciantes – uso para criar uma experiência de som incrível para o público; equalização, compressão e outros tópicos.
Inscrições: 6 de outubro a 11 de novembro
Divulgação de seleção: 12 de novembro
Encontros: 17 a 21 de novembro – segunda, terça, quarta e sexta, 9h às 12h (encontros teóricos); quinta, 14h às 22h (acompanhamento na prática de espetáculo do Quinta da Casa)