6 de setembro de 2025
Politica

Quando será o julgamento de Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe? Veja data e horário

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF) está marcado para começar na próxima terça-feira, 2 de setembro, às 9h. A sessão extraordinária será a primeira de oito em que os ministros da Primeira Turma julgarão Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado.

As sessões seguintes estão marcadas para a tarde do mesmo dia, às 14h, para o dia seguinte, quarta-feira, 3, e para os dias 9, 10 e 12. Veja os horários:

  • Terça-feira, 2 de setembro: 6ª sessão extraordinária, às 9h; 13ª sessão ordinária, às 14h.
  • Quarta-feira, 3 de setembro: 7ª sessão extraordinária, às 9h.
  • Terça-feira, 9 de setembro: 8ª sessão extraordinária, às 9h; 14ª sessão ordinária, às 14h.
  • Quarta-feira, 10 de setembro: 9ª sessão extraordinária, às 9h.
  • Sexta-feira, 12 de setembro: 10ª sessão extraordinária, às 9h; 11ª sessão extraordinária, às 14h.

As sessões serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial do Supremo no YouTube.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus serão julgados pelo STF em oito sessões, ordinárias e extraordinárias, marcadas para setembro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus serão julgados pelo STF em oito sessões, ordinárias e extraordinárias, marcadas para setembro.

Bolsonaro e os outros réus são acusados por cinco crimes: organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Bolsonaro por todos os crimes listados que, somados, podem chegar a pena de 43 anos de prisão.

Além do ex-presidente, fazem parte do “núcleo 1″ o ex-ministro da Defesa e Casa Civil general Walter Braga Netto, o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional general Augusto Heleno, o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência Alexandre Ramagem, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ministro da Justiça Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ajudante de ordens da Presidência e delator Mauro Cid.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *