29 de agosto de 2025
Salvador

Profissionais do Centro Pop Djalma Dutra participam de capacitação em redução de danos

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Reportagem: Priscila Machado / Secom PMS

Profissionais do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) da Djalma Dutra participaram nesta quinta-feira (28) de uma capacitação profissional em redução de danos. A atividade faz parte do projeto Educar para Prevenir e foi promovida pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), na sede do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), no Comércio.

De acordo com o titular da Sempre, Júnior Magalhães, o evento tem como objetivo promover estratégias de caráter educativo e informativo sobre o uso de substâncias psicoativas, prevenção e redução de danos, bem como sobre a oferta de um atendimento especializado à população de rua.

“Os Centros Pop são espaços de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito, proporcionando vivências para o alcance da autonomia e estimulando a participação social. Estamos investindo sempre em políticas públicas de capacitação para os nossos profissionais, na perspectiva de proporcionar atendimentos e atividades direcionadas ao desenvolvimento de sociabilidades, fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida”, afirma Magalhães.

Conteúdo – Como parte da capacitação profissional, os servidores que atuam no Centro Pop Djalma Dutra participaram da oficina Diálogo de Construção da Forma-Ação em Políticas sobre Drogas e Redução de Danos. Segundo Vânia Moreira, psicóloga e supervisora técnica da Diretoria de Políticas sobre Drogas, um dos temas principais abordados pela oficina foi justamente o mote Educar para Prevenir e Reduzir Danos.

“É uma iniciativa que atua sob a lógica e a perspectiva da redução de danos. Então, a estratégia é fazer essa aproximação entre os trabalhadores e toda a equipe do serviço e, posteriormente, trazer o conhecimento necessário para que eles tenham maior embasamento para trabalhar com o público-alvo. O campo de álcool e outras drogas é transdisciplinar, e nós temos novas substâncias surgindo, então precisamos capacitar esses profissionais para saber identificar tipos de substâncias, como auxiliar um indivíduo que está fazendo uso problemático e quais são os serviços da rede intersetorial para os quais podemos fazer os devidos encaminhamentos”, explica a psicóloga.

Durante a oficina, os profissionais foram orientados sobre a intersetorialidade, o trabalho com a rede, as novas substâncias, escuta e acolhimento e como lidar com pessoas que chegam ao serviço fazendo uso problemático de substâncias. “São temas importantes e que podem dar ferramentas para que possamos trabalhar de maneira melhor com o nosso público-alvo”, complementa Vânia.

Atendimento qualificado – Para José Renato Oliveira, coordenador do Centro Pop Djalma Dutra, a oficina trouxe orientações valiosas. “Eu enxergo essa capacitação com uma importância muito grande, porque nós lidamos com pessoas que usam entorpecentes. E essa participação nossa é uma forma de entender o que o dependente químico passa e também um preparo para saber lidar com a situação. Fico muito feliz com essa iniciativa da secretaria para nós do Centro Pop, que estamos na ponta. Cada substância provoca comportamentos diferentes; e por meio dessa oficina estaremos mais capacitados a identificar esses comportamentos e a lidar com eles”, avalia o coordenador do Centro.

Recepcionista há cinco anos da unidade, Cláudia Portugal espera, a partir da capacitação, entender melhor o contexto do público que atende. “Para mim, é muito importante, porque eu sou o primeiro contato deles, que muitas vezes chegam fazendo uso de substâncias. Sendo capacitada, ficará muito mais fácil o meu trabalho, até mesmo para saber como lidar com situações conflituosas da melhor maneira possível”, diz.

O supervisor técnico dos três Centros Pop de Salvador, Mateus Melo, avalia que um dos reflexos do treinamento será a prestação de um atendimento mais qualificado. “Notamos que, infelizmente, algumas pessoas em situação de rua acabam fazendo esse uso mais intenso de substâncias psicoativas; então eu acho que formações como essa, que têm como mote a educação para a prevenção e principalmente a redução de danos, são muito importantes e se distanciam de uma perspectiva manicomial. É essencial o trabalho desses profissionais que lidam diretamente com esses usuários; e quando temos trabalhadores e equipes mais qualificadas e treinadas, logo conseguimos prestar um melhor serviço às pessoas atendidas nas nossas unidades”, pontua.

Centros Pop – A Sempre dispõe de três Centros Pop em Salvador. Além da unidade situada na Rua Djalma Dutra, há um Centro Pop situado no bairro dos Mares e outro no Dois de Julho. Trabalhadores dessas outras duas unidades já passaram pela capacitação profissional. Os Centros Pop buscam, entre outros objetivos, possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial e contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua.

As unidades dispõem dos seguintes serviços: atendimento realizado por técnicos de referência; orientação e atendimento em grupo; orientação jurídica individual; oficinas para a geração de renda; orientação e suporte para acesso à documentação pessoal, encaminhamentos e interlocução com os órgãos e serviços de saúde, assistência e de defesa dos direitos; atividades de socialização; alimentação; higiene pessoal; guarda de documentos; guarda de pertences e espaço de convivência.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/capacitacao-profissional-em-reducao-de-danos/ . 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *