5 de setembro de 2025
Politica

Câmara abre processo por quebra de decoro contra Boulos, Lindbergh, Gayer, Kim e outros; veja lista

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados abriu 14 processos disciplinares por quebra de decoro nesta terça-feira. Entre os deputados acusados estão Guilherme Boulos (PSOL-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO) e Kim Kataguiri (União-SP).

O deputado Guilherme Boulos é acusado pelo Partido Liberal (PL) de ter ofendido parlamentares da legenda durante uma reunião do Conselho de Ética em abril deste ano.

Já o deputado Lindbergh Farias enfrenta dois processos, o primeiro, aberto pelo partido Novo, o acusa de ter divulgado informações falsas nas redes sociais contra o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS). O segundo é uma acusação do PL por ofender o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) e ter defendido sua cassação em março deste ano.

Câmara dos Deputados abriu uma série de processos por quebra de decoro
Câmara dos Deputados abriu uma série de processos por quebra de decoro

Em contrapartida, o Partido dos Trabalhadores (PT) abriu um processo contra Gayer por postagens ofensivas e misóginas contra a ministra Gleisi Hoffmann e outras mulheres.

Na sessão, também foi estabelecida a lista tríplice para o sorteio dos relatores, ou seja, para cada um dos 14 processos abertos, três nomes de deputados foram selecionados. O presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (União-SC), será o responsável por definir posteriormente cada um dos relatores.

Apesar disso, o único relator já definido é o do processo 15/25, no qual o PT também acusa o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) de ataques ofensivos contra a ministra Gleisi Hoffmann, durante uma sessão da Comissão de Segurança Pública. O relator do processo será o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).

Confira a lista completa de parlamentares acusados:

  • Processo 3/25 (originário da Rep 4/25) – O PL acusa o deputado André Janones (Avante-MG) de ofensa à Câmara e abuso das prerrogativas parlamentares ao circular na Casa vestindo camiseta com a frase contendo palavra de baixo calão.
  • Processo 5/25 (Rep 6/25) – O PT acusa o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) por postagens ofensivas e misóginas contra a ministra Gleisi Hoffmann e outras mulheres.
  • Processo 7/25 (Rep 8/25) – O PL acusa Janones de ter solicitado que servidores devolvessem parte de seus salários para beneficiar sua campanha.
  • Processo 8/25 (Rep 9/25) – O Novo acusa o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) de ter divulgado, em redes sociais, imputações falsas ao deputado Marcel van Hattem (Novo-RS).
  • Processo 9/25 (Rep 10/25) – O PT acusa o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) de ter incitado violência contra o presidente Lula  durante reunião da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado, em maio deste ano.
  • Processo 10/25 (Rep 11/25) – O PT acusa o deputado Delegado Éder Mauro (PL-PA) de ter agredido fisicamente um cidadão presente em reunião da Comissão de Direitos Humanos em julho deste ano.
  • Processo 11/25 (Rep 12/25) – O PL acusa o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) de ter ofendido o deputado Gustavo Gayer em março deste ano e defendido sua cassação.
  • Processo 12/25 (Rep 13/25) – O PL acusa o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) de ter ofendido parlamentares da legenda durante reunião do Conselho de Ética em abril deste ano.
  • Processo 13/25 (Rep 14/25) – O PL acusa André Janones de ter postado, em suas redes sociais, ofensas graves contra o deputado Gustavo Gayer.
  • Processo 15/25 (Rep 16/25) – O PT acusa o deputado Gilvan da Federal de durante sessão na Comissão de Segurança Pública, fazer ataques ofensivos contra a ministra Gleisi Hoffmann. A representação foi apensada à Rep 1/25.
  • Processo 17/25 (Rep 18/25) – O PSOL acusa o deputado José Medeiros (PL-MT) por falas ofensivas e discriminatórias contra o deputado Ivan Valente (Psol-SP).
  • Processo 19/25 (Rep 20/25) – O PSOL acusa o deputado Sargento Fahur (PSD-PR) de, durante reunião da Comissão de Segurança Pública, ter feito comentário que soou como ameaça ao deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ).
  • Processo 20/25 (Rep 21/25) – O PSOL acusa o deputado Kim Kataguiri (União-SP) de, em sessão do Plenário sobre o PL do Licenciamento Ambiental, ter feito ataques racistas e preconceituosos contra a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).
  • Processo 22/25 (Rep 23/25) – O PL acusa a deputada Célia Xakriabá de, em tumulto no Plenário durante a votação do Licenciamento Ambiental, ter agredido e “avançando com uma caneta” contra o deputado Kim Kataguiri,  ferindo o deputado Coronel Meira (PL-PE).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *