6 de setembro de 2025
Politica

Lula almoça com ministros do União e Alcolumbre após anúncio de desembarque do governo

BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai almoçar com o ministros da cota da bancada do União Brasil e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nesta quarta-feira, 3. O encontro ocorre após a Federação União Progressista, que reúne o União e o PP, anunciarem o desembarque do governo e exigirem que filiados com mandato deixem a Esplanada, sob risco de expulsão.

Além dos integrantes da Esplanada, participam do almoço o presidente do Senado e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

Davi Alcolumbre tem aliados no governo, inclusive Celso Sabino, que seria afetado pela decisão do União Brasil
Davi Alcolumbre tem aliados no governo, inclusive Celso Sabino, que seria afetado pela decisão do União Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino (União), é o único ministro do União diretamente afetado pela medida da federação. Porém, Lula também chamou para o almoço os ministros Frederico Siqueira (Comunicações) e Waldez Góes (Integração Regional) que, não são filiados ao União Brasil, mas foram indicados por Alcolumbre.

Logo após o desembarque ser anunciado pelos co-presidentes da federação, Antonio Rueda (União) e Ciro Nogueira (PP), Gleisi deu o tom de qual será a resposta do governo ao movimento do Centrão. Segundo ela, todos os indicados por integrantes do União, sejam em ministérios ou estatais, permanecerão nos cargos apenas se manifestarem apoio ao presidente Lula.

Além de Sabino, a decisão da União Progressista, buscou afetar o ministro dos Esportes, André Fufuca, que possui mandato de deputado pelo PP.

Como mostrou o Estadão/Broadcast, nos bastidores, o ministro do Turismo busca uma solução com o União Brasil e o Planalto para permanecer na Esplanada. Paraense, Sabino quer permanecer na pasta durante a realização da COP30, que será realizada em novembro, na cidade de Belém.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *