Brasileiro confia mais na Presidência e menos no Congresso entre os Três Poderes, diz pesquisa
Pesquisa Genial/Quaest publicada nesta segunda-feira, 8, que mediu o nível de confiança dos brasileiros nas instituições revela que, entre os Três Poderes, aquele que o cidadão menos confia é o Congresso Nacional.
São 52% de respostas afirmando que o Legislativo nacional não é confiável, contra 45% daqueles que confiam e 3% os que não souberam ou não responderam à pergunta. Isso o torna o único Poder com saldo negativo de confiança na pesquisa, e em 10º no ranking de 13 instituições.
Depois do Parlamento, ficam apenas “juízes de futebol”, “redes sociais” e “partidos políticos”, como os menos confiáveis da lista.
Acima do Congresso, aparece o Supremo Tribunal Federal (STF), com 50% de confiança, ou seja, cinco pontos porcentuais a mais do que o Congresso. São 47% os que responderam não confiar na Corte, e 3% de entrevistados não responderam.
A pesquisa é publicada no momento em que os ataques ao Supremo recrudesceram diante da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), julgado por golpe de Estado.

Já o Poder em que o brasileiro mais confia, segundo o levantamento é a Presidência da República, com 54%, ante 44% que dizem não confiar no Executivo nacional. Foram 2% os que não responderam. Os números são os mesmos que os depositados na imprensa enquanto instituição, empatando em 7º lugar no ranking.
No topo da lista está a Igreja Católica, com 73% da confiança dos brasileiros, seguida da Polícia Militar, com 71%, das Forças Armadas, com 70%, e de igrejas evangélicas, com 65%. Prefeitos e bancos, enquanto instituições, aparecem com 63% de confiança.
Entre os eleitores de Bolsonaro no segundo turno de 2022, tanto o STF como a Presidência ocupam o último lugar, com apenas 22% de confiança. Para esse eleitor, a PM é a instituição mais confiável, com 80%, seguida das igrejas evangélicas, com 74%.
Já entre aqueles que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a maioria confia mais no Planalto, com 81%, seguido da Igreja Católica, com 76%, e da Suprema Corte, com 73%.
A pesquisa Genial/Quaest foi realizada por meio de 12.150 entrevistas, entre os dias 13 e 17 de agosto, com brasileiros de 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro geral é de 2 pontos porcentuais.