Subsecretário de Trump diz que EUA continuarão tomando ‘medidas cabíveis’ contra Moraes e aliados
O subsecretário de Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie, disse nesta segunda-feira, 9, que o governo americano continuará tomando “as medidas cabíveis” contra abusos de autoridade que prejudicam as liberdades fundamentais. Beattie, que atua no Departamento de Estado do governo Donald Trump, citou especificamente o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Ele realizou a publicação em seu perfil no X às vésperas da retomada do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) na terça-feira, 9.
“Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Em nome do ministro Alexandre de Moraes e dos indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, escreveu ele.
Yesterday marked Brazil’s 203rd Independence Day. It was a reminder of our commitment to stand with the people of Brazil who seek to preserve the values of freedom and justice. For Justice Alexandre de Moraes and the individuals whose abuses of authority have undermined these…
— Senior Official for Public Diplomacy (@UnderSecPD) September 8, 2025
O influenciador Paulo Figueiredo, que atua junto ao governo Trump para os EUA sancionarem os ministros do STF, comentou: “Você é o melhor, Darren”.
Beattie já havia feito comentários após Moraes determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro no início de agosto. De acordo com ele, o ministro é o “principal arquiteto do complexo de censura e perseguição” contra o ex-presidente.
“Os aliados de Moraes na Suprema Corte e em outros lugares são fortemente aconselhados a não auxiliar ou encorajar o comportamento sancionado de Moraes. Estamos monitorando a situação de perto”, escreveu o subsecretário à época.