Festa literária debate a relação entre literatura e roteiro na produção cultural

Foto: Divulgação
Texto: Eduardo Santos / Secom PMS
Com início nesta sexta-feira (12), a Festa da Literatura e do Roteiro (FLIRO) vai discutir a relação entre a literatura e o roteiro nas produções culturais. A programação se estende até o domingo (14), no Arquivo Público de Salvador, no Comércio, com a participação de pesquisadores, roteiristas e escritores, que debaterão por mais de 20 horas sobre o tema. As inscrições são gratuitas e os ingressos podem ser retirados no site www.fliro.info.
O projeto FLIRO foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano IV, com recursos financeiros da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura.
A iniciativa é do coletivo Vários Mundos, sob a liderança dos pesquisadores e especialistas em roteiro, narratologia e dramaturgia Marcelo Lima, Lara Carvalho e João Araújo, que assumem a curadoria e mediação das discussões durante o evento.
A festa homenageará Elísio Lopes Jr. e Ceci Alves, em virtude de suas trajetórias e contribuições para o audiovisual, a dramaturgia e a literatura. Entre os temas debatidos na Fliro, destaca-se a discussão sobre a prática criativa do roteiro em suas diferentes formas de inserção na cultura midiática, a exemplo de games, HQs, teatro e outros produtos audiovisuais.
Curador do evento, Marcelo Lima afirma que a FLIRO é um evento relevante para refletir sobre a importância do roteiro e da escrita na produção de obras que não são da literatura, mas atingem milhares de pessoas através da criação de um universo narrativo, a relação entre personagens e desenvolvimento do enredo por meio dos roteiros. “Apesar dessa importância, o roteirista é frequentemente escanteado enquanto escritor em eventos literários e, por isso, estamos realizando esta iniciativa”, pontua.
Ainda segundo o idealizador do evento, a FLIRO tem também a intenção de mostrar à nova geração que é possível ganhar a vida como escritor de teatro, audiovisual e quadrinhos e que, para isso, é preciso investir na carreira e na formação. “A importância do apoio institucional da Prefeitura, por meio do Edital Gregórios, é essencial porque, apesar de falarmos de mercado, profissão e trabalho, o evento é mais orientado para a produção de conhecimento e reflexão sobre o roteiro do que para uma questão comercial. Isso justifica o investimento público para um maior aprofundamento em um evento de interesse geral”, finaliza Marcelo.
Oficina – Um dos destaques desta primeira edição da festa é a Oficina de Formação Básica em Roteiro, cujo público-alvo é composto exclusivamente por estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Salvador. Serão oito horas de atividade, nas manhãs de sábado (13) e domingo (14), sob orientação da professora, roteirista e pesquisadora Amanda Aouad. São apenas 15 vagas, e as inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/9MzX63swHCqVH43s7
As atividades são gratuitas e terão início na sexta, das 18h30 às 20h10. No sábado e domingo, o evento acontece das 8h30 às 20h. A FLIRO ocorrerá no Arquivo Público de Salvador, localizado na Rua Portugal, 2, anexo à Casa das Histórias, no Comércio.
Programação
Sexta-feira (12)
18h30 às 20h10
Painel de Abertura com curadores: O roteiro enquanto literatura, o roteirista enquanto escritor. Convidados: Marcelo Lima, João Araújo, Lara Carvalho e Luh Maza.
Sábado (13)
8h10 às 11h15
Oficina de Introdução ao Roteiro – Dia 1
Professora: Amanda Aouad.
14h00 às 15:50
Painel 1 – O roteiro nos games enquanto literatura
Convidados: Lynn Alves e Gildevan Dias
Mediação: Marcos Alexandre
16h00 às 17h50
Painel 2 – O roteiro nas HQs enquanto literatura
Convidados: Marcelo Lima (Os Afrofuturistas) e Alexandre Linck (Quadrinhos na Sarjeta)
Mediação: João Araújo
18h30 às 20:00
Relato de Encerramento 1 – Ceci Alves
Mediação: Lara Carvalho
Domingo (14)
8h30 às 11h50
Oficina de Introdução ao Roteiro – Dia 2
Professora: Amanda Aouad
14h00 às 15h50
Painel 3 – Intertextualidade literária em roteiros audiovisuais
Convidados: Alana El Fahl e Luh Maza
Mediação: Carollini Assis
16h00 às 17h50
Painel 4 – Texto teatral também é roteiro?
Convidados: Gildon Oliveira (Cintilante) e Cleise Mendes (UFBA)
Mediação: Lara Carvalho
18h30 às 20h00
Relato de Encerramento 2 – Elísio Lopes Jr
Mediação: Marcelo Lima
20h00
Encerramento