12 de setembro de 2025
Salvador

Salvador Digital segue na disputa do Prêmio iBest 2025; votação vai até 25 de setembro

Texto: Camila Viera/ Secom PMS

Com mais de 1,4 milhão de cidadãos cadastrados, a plataforma Salvador Digital já se consolidou como uma das principais referências em serviços digitais do país e agora busca mais um reconhecimento nacional. A iniciativa concorre ao Prêmio iBest 2025, na categoria “Governo Digital Municipal”, cuja votação segue aberta até o dia 25 de setembro.

Para votar, basta acessar o link app.premioibest.com/votacao/governo-municipal/468315474, escolher até três candidatos e confirmar a seleção. O voto pode valer em dobro se o participante seguir a página do iBest no Instagram ou no LinkedIn após a confirmação.

Os três finalistas serão anunciados em 24 de novembro, quando começa a votação definitiva que decidirá o favorito do público em todo o país.

Conforme explica o titular da Semit, Alberto Braga, a Salvador Digital foi criada a partir da necessidade de contar com um portal único de serviços municipais, de forma integrada, tendo como objetivo a desburocratização dos atendimentos.

Para tornar a vida do cidadão soteropolitano ainda mais prática, em junho deste ano, a Semit lançou um aplicativo homônimo disponível nas principais lojas de apps para dispositivos móveis. A ferramenta já ultrapassou a marca de 36 mil downloads, consolidando-se também como um importante canal de serviços e facilidades para a população.

“Nossa atuação é voltada para o cidadão, cujo perfil é cada vez mais exigente e conectado. Por isso, a combinação de experiências presenciais e digitais cria uma jornada mais personalizada, na qual a unificação dos canais, com identidade única do cidadão, permite maior transparência, rastreabilidade, segurança e continuidade das informações. O número expressivo de pessoas que baixou a ferramenta mostra o quanto o aplicativo tem sido útil na vida das pessoas que vivem em nossa cidade”, explica.

Serviços e categorias – Atualmente, a plataforma Salvador Digital possui uma carta com 945 serviços municipais, sendo 670 deles com pelo menos uma etapa digital e 120 serviços 100% digitais. As opções podem ser acessadas tanto por meio de busca como através de categorias. Ao todo, são 22 categorias.

O top 6 dos serviços mais demandados inclui: o CadÚnico; a marcação de consultas e exames; a dispensação de medicamentos; os serviços relacionados ao Cartão SUS; pesquisa de emprego no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e Iluminação Pública. Os mais procurados ficam nos destaques, logo acima, no portal.

O Salvador Digital pode ser acessado gratuitamente por meio de qualquer smartphone, computador ou tablet pelo link https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br/.

É um sistema integrado que reúne bases de dados de todos os órgãos da gestão. É possível, por exemplo, ter acesso às informações e serviços de cada órgão municipal, acesso ao portal da transparência, ao Diário Oficial do Município (DOM), notícias e canais de atendimento.

O acesso à gama de serviços ofertados pela Prefeitura é feito por meio do gov.br, portal federal de unificação de canais digitais, e ocorre com transparência, rastreabilidade garantida e continuidade das informações. O site ainda dispõe de acessibilidade, com tradução dos conteúdos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conteúdo audiodescritivo.

Para o titular da Semit, a indicação do Salvador Digital ao Prêmio iBest, considerado como o “Oscar da Internet”, ilustra que o poder público municipal está no caminho certo quando o assunto é tecnologia.

“É a maior premiação da internet no Brasil, reconhecendo e celebrando, desde 1996, os melhores conteúdos, influenciadores, plataformas e serviços do ambiente digital brasileiro. É uma honra para nós saber que estamos concorrendo a um selo de certificação que confere visibilidade e diferenciação a negócios e carreiras, impulsionando reconhecimento em âmbito nacional. A conquista deste prêmio é uma das formas de valorização do trabalho que estamos realizando para a administração municipal e, consequentemente, para a sociedade soteropolitana”, considera Braga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *