13 de setembro de 2025
Politica

Caixa propõe acordo de R$ 6 mi a municípios de Minas que tiveram contas hackeadas

A Caixa Econômica Federal propôs um acordo extrajudicial e vai ressarcir prejuízo de quase R$ 6 milhões sofrido por cinco municípios de Minas Gerais que tiveram suas contas hackeadas. A tratativa foi feita em reunião com o presidente da Associação Mineira de Municípios, Luis Eduardo Falcão, na quinta-feira, 11.

Em nota, a Caixa disse que sua política de conciliação objetiva evitar judicialização e manter o relacionamento com os clientes. Afirmou que analisa cada caso com as áreas técnicas e ainda orientou que os clientes não forneçam senhas.

Golpes como esse têm aumentado no País. O alvo preferencial das quadrilhas digitais são prefeituras de munícipios de pequeno porte, com até 20 mil habitantes. Em MG, foram vítimas as seguintes cidades: Carmópolis de Minas, Serro, Presidente Juscelino, Ribeirão Vermelho e Luz.

Além do ressarcimento, o superintendente nacional de Segurança, Ciro Menezes, propôs ao presidente da AMM promover capacitação de servidores de municípios mineiros com o objetivo de prevenir novos prejuízos.

Agência da Caixa Econômica Federal em Brasília
Agência da Caixa Econômica Federal em Brasília

Veja a nota da Caixa na íntegra:

A CAIXA possui política de conciliação extrajudicial objetivando evitar a judicialização de demandas. Essa política visa a garantir uma melhor gestão do acervo judicial e a manutenção do relacionamento com os clientes. O banco avalia cada caso com o olhar do risco jurídico de perda do processo em conjunto com a manifestação das áreas técnicas internas quanto às circunstâncias dos prejuízos eventualmente sofridos.

A CAIXA orienta que seus clientes não forneçam senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites e aplicativos não oficiais, bem como por meio de ligações telefônicas. O banco possui estratégia, políticas, procedimentos de segurança e ferramentas de tecnologia para a proteção dos dados e operações de seus clientes. Orientações de segurança estão disponíveis no portal www.caixa.gov.br/seguranca.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *