‘Aula Viva’: ação gratuita no Subúrbio reforça interação entre equipamentos culturais e Salvador

Foto: Divulgação
Reportagem: Mateus Soares / Secom PMS
A Casa das Histórias de Salvador (CHS) e a Galeria Mercado realizam, ao longo do mês de setembro, uma programação educativa voltada para a articulação entre memória, cultura, artes e sustentabilidade. As atividades integram práticas corporais, intervenções artísticas, contação de histórias, oficinas, cursos e cineclube, convidando o público a vivenciar experiências críticas, lúdicas e inclusivas. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.
Entre as iniciativas, o destaque é a “Aula Viva: Leituras de Salvador”, que ocorre na quinta-feira (18), às 14h, no Quintal Sensorial, localizado no bairro de Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário. Conduzida pela pedagoga Ivana Magalhães e pela coordenadora pedagógica do espaço, Ana Carla Paixão, a atividade reforça a interação entre os equipamentos culturais e a cidade, promovendo vínculos entre educação, patrimônio e comunidade.
Para Ivana, a proposta amplia a vivência dos participantes com a cidade. “A Aula Viva é uma metodologia pedagógica que busca dinamizar e intensificar a interação durante as aulas, propondo um contato direto com o conteúdo para promover um aprendizado mais profundo. Os participantes terão a oportunidade de interpretar a cidade de Salvador sob a ótica ambiental, explorando as sensações e os aromas que o projeto proporciona”, explicou.
Segundo o gerente de Educação e Conteúdo da Casa das Histórias e da Galeria Mercado, Nell Araújo, a proposta é aproximar a população de espaços de relevância cultural e patrimonial de Salvador. “O projeto Aula Viva: Leitura de Salvador visa contribuir para a ampliação do conhecimento e do pertencimento das pessoas com espaços de simbologia e importância, além de dar visibilidade a locais que têm um trabalho significativo no campo da cultura, da arte e do nosso patrimônio, espalhado pela cidade”, contou.
A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.
Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link (https://docs.google.com/forms/d/1Ss67VNElzjiXhhIp7RYPDtQfBGxHgtxk0eJMa2K9HSQ/viewform?edit_requested=true).