17 de setembro de 2025
Politica

STM terá segunda ministra mulher: ‘Judiciário mais plural’

O Supremo Tribunal Militar (STM) realizará, no próximo dia 30 de setembro, a cerimônia de posse da ministra Verônica Abdalla Sterman no plenário da Corte. Ela será a segunda mulher da história a compor o tribunal desde sua criação, em 1808.

Nesta segunda-feira, 15, Verônica foi formalmente apresentada como nova ministra em um evento interno do STM. Ela ocupará a vaga destinada à advocacia, aberta com a aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, em abril deste ano.

Advogada Verônica Sterman em sabatina no Senado
Advogada Verônica Sterman em sabatina no Senado

A ministra foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Dia Internacional da Mulher, em março deste ano, e teve seu nome aprovado pelo Senado Federal após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e votação no plenário. Foram 51 votos a favor e 16 contrários.

Com a posse, Verônica se torna a segunda mulher a integrar o STM. A primeira foi a ministra Maria Elizabeth Rocha, empossada em 2007. Maria Elizabeth foi eleita presidente da Corte em dezembro de 2024, para um mandato de dois anos iniciado em março de 2025.

Durante sua sabatina no Senado, Verônica defendeu a ampliação da presença feminina no Judiciário. “Mais mulheres na magistratura significam um Judiciário mais plural, capaz de compreender as múltiplas realidades que atravessam nossa nação”, pontou.

“A presença de mais uma mulher neste tribunal histórico carrega este compromisso: a diversidade de olhares enriquece a Justiça e fortalece a legitimidade perante os jurisdicionados”, concluiu a ministra.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *