17 de setembro de 2025
Salvador

Transalvador realiza ação educativa de trânsito em escola municipal no Matatu

 

A Prefeitura de Salvador, através da Superintendência de Trânsito (Transalvador), realizou nesta terça-feira (16) mais uma ação voltada à educação no trânsito. A atividade ocorreu na Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, na Avenida Bonocô, no bairro do Matatu, e contou com a presença de mascotes, circuito de bicicletas, palestras educativas e a apresentação da banda da Guarda Civil Municipal (GCM), que executou canções, marchinhas e o Hino Nacional Brasileiro para cerca de 300 alunos.

Segundo a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos, a ação integra um calendário de atividades ao longo do mês em virtude da Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o país.

“Realizamos aqui palestras lúdico-pedagógicas, brincadeiras e um show voltado para as crianças, reforçando valores de cidadania e de comportamento no trânsito. Também fizemos uma oficina de bike, para que os alunos aprendam a respeitar esse espaço compartilhado. Até o fim do mês, a Transalvador preparou um conjunto de ações estruturantes em escolas, empresas e diferentes espaços da cidade”, explicou Mirian.

O diretor da unidade de ensino, Uilton Vieira, falou sobre a importância da ação para os estudantes. “Sabemos que hoje o fluxo de transporte está muito intenso. Muitas vidas são perdidas no trânsito, e é na base que ensinamos os alunos a serem prudentes, a valorizarem a vida. Com essa parceria, eles conseguem ver isso de forma prática, entendendo a sinalização e a importância da obediência às leis”, disse.

Também presente durante as atividades, a coordenadora da Gerência Regional de Educação (GRE), Adriana Souza Purificação, reforçou o impacto da iniciativa. “É um trabalho de conscientização que traz para os nossos alunos situações do dia a dia, criando procedimentos de educação para o trânsito. Esse aprendizado deve começar desde cedo nas escolas, com práticas simples, como atravessar na faixa ou utilizar as passarelas. Aqui, por exemplo, muitos estudantes moram do outro lado da avenida e acabam querendo atravessar de qualquer forma”, declarou.

Aprendizado – Alunos que participaram da atividade também comentaram a experiência nesta tarde. A estudante Maria Gabriela de Paula, 12 anos, disse que as ações unem aprendizado e diversão. “São ensinamentos que podemos levar para casa, para nossos vizinhos e amigos, como a importância de não atravessar fora da faixa de pedestres”, exemplificou.

O estudante Anderson Ferreira dos Santos, de 10 anos, reforçou que os ensinamentos têm aplicação além da sala de aula. “Gostei muito das atividades. São muitos aprendizados que poderemos levar para fora da escola”, contou.

 

Secom/PMS

O post Transalvador realiza ação educativa de trânsito em escola municipal no Matatu apareceu primeiro em Secretaria Municipal da Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *