17 de setembro de 2025
Politica

Atlas: Maioria dos brasileiros não votaria em Tarcísio se ele adotasse postura expressa na Paulista

Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira, 17, aponta que 54,5% dos brasileiros dizem que “com certeza não votariam” no governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para a Presidência da República, se ele mantiver a postura adotada em discurso na Avenida Paulista no último dia 7 de Setembro. Na ocasião, Tarcísio afirmou: “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes. Ninguém aguenta mais o que tá acontecendo nesse país. (…) Vamos para vitória, vamos para anistia. Eu tenho certeza que nós vamos chegar na anistia.”

A frase, que causou stress na relação do governador com o STF e foi alvo de críticas de opositores do governador de São Paulo, foi apresentada aos eleitores, e o instituto perguntou se eles concordam ou não com ela. São 49,1% os que discordam totalmente, enquanto 43,5% concordam totalmente. Além disso, há 5,9% que dizem que concordam parcialmente e 1,3% que discordam parcialmente.

O instituto então perguntou: “Se esta for a postura adotada por Tarcísio de Freitas em uma eventual candidatura para a Presidência da República em 2026, qual a chance de você votar nele?“. Além dos 54,5% dos brasileiros que dizem que com certeza não votariam, outros 31,8% afirmam que com certeza votariam, 11,5% que apontam que haveria uma chance maior de votar nele e 0,5% que essa chance seria menor. Os que não sabem são 1,8%.

Os eleitores também foram questionados se o governador deveria se envolver ativamente em uma campanha pela anistia dos golpistas do 8 de Janeiro e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para 50,5%, ele não deveria se envolver. Outros 43,3% acham que sim. Os que não sabem são 6,2%.

Anistia é rejeitada por 57,3% e apoiada por 40,6%

A pesquisa também aponta que 57,3% dos eleitores são contra uma anistia “ampla, geral e irrestrita” a líderes políticos e manifestantes investigados e condenados pelos atos de 8 de Janeiro. Enquanto isso, 40,6% são favoráveis. Os que não sabem são 2,1%. Houve forte aumento da rejeição à anistia. Em agosto, eram 51,2% os que rejeitavam e 46,9% os que aprovavam.

Quando instados a opinar sobre qual tipo de anistia deveria ser aprovada, 50,2% dos brasileiros se colocam contrários a qualquer tipo de anistia, enquanto 41,3% dão apoio a uma anistia ampla, geral e irrestrita, que inclua Jair Bolsonaro. Outros 6,1% são favoráveis a um texto que perdoe apenas condenados pelos atos de 8 de Janeiro de 2023, mas não os líderes políticos acusados de golpe de Estado. São 2,4% os que não sabem.

O levantamento foi feito entre os dias 10 e 14 deste mês, ou seja, durante o período de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi finalizado na quinta-feira, dia 11. Foram ouvidas 7.291 pessoas por meio de recrutamento digital aleatório (online). A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *