18 de setembro de 2025
Politica

Câmara não deve anistiar Bolsonaro, diz autor do projeto da anistia

O deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), autor do projeto de anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, afirmou nesta quinta-feira, 18, que considera improvável uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Crivella disse à Coluna do Estadão que Bolsonaro deve ter as penas reduzidas, e avalia que a proposta será votada no plenário da Câmara na próxima terça-feira, 23.

“Sou a favor de anistiar Bolsonaro, mas acho que no Congresso não há votos para isso. Mas a redução de pena, com certeza a gente consegue passar na Câmara. Para ser aprovado, o relator, Paulinho da Força, deve construir um texto com anistia para quem não fez nada e redução de pena para quem fez alguma coisa, planejou golpe de Estado e abolição violenta do Estado”, disse Crivella à Coluna.

Na última semana, Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão no processo da trama golpista. Ainda cabem recursos antes de a pena ser executada definitivamente. Hoje, Bolsonaro está em prisão domiciliar no âmbito de outro processo, que apura coação à Corte.

Crivella disse ainda que, após os 311 votos obtidos na Câmara para aprovar a tramitação da urgência da proposta, nessa quarta-feira, 17, ele acredita que o texto passará pela Câmara na próxima terça-feira, 23.

“Com os votos que nós tivemos ontem, pode ter certeza de que terça-feira vai estar na pauta. O Paulinho é muito habilidoso, vai conversar com todo mundo”, acrescentou o parlamentar, fazendo referência ao relator do texto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).

Paulinho da Força tem uma carreira política com ataques tanto ao governo quanto à oposição: já cantou música no plenário da Câmara sobre “vagabundos do PT” e disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “destruiu o Brasil”.

Deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ)
Deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *