Feira das Artes da Primavera movimenta Campo Grande com mais de 400 artesãos

Fotos: Lucas Moura / Secom PMS
Reportagem: Eduardo Santos / Secom PMS
Cheiros, cores, sabores e muita diversão esperam o público, a partir desta sexta-feira (19), na Praça do Campo Grande, no Centro de Salvador. Trata-se da 11ª edição da Feira das Artes da Primavera, que segue até o dia 28 de setembro, diariamente, das 9h às 20h. Serão 10 dias de exposição, reunindo mais de 400 artesãos vindos de 30 municípios baianos.
O evento, realizado pela Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba), conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador e integra a programação do Festival da Primavera. O expositores levarão ao público peças como a cerâmica de Maragogipinho, as cestarias e renda de bilro de Ilha de Maré e outros produtos feitos com pedras, couro, madeira, fibras naturais, linhas, tecidos, reciclagens, pinturas, esculturas, plantas e flores cultivadas no sistema de agricultura familiar.
Rosane Carvalho, secretária-geral da feira, destaca que a exposição é composta por artistas e empreendedores que fomentam a economia criativa. “As plantas e as flores, grandes protagonistas da feira, preenchem a Rua Talentos da Bahia, o local que escolhemos para agregar os artistas do interior do estado. A cada ano ela ganha mais representatividade e, com isso, apresenta uma variedade de peças que faz a feira ser única. É umm trabalho de inclusão social cujo resultado é maravilhoso”, afirma.
Rosane Carvalho é uma dessas empreendedoras, proprietária do Natural Radical, um espaço de culinária vegana na Feira das Artes da Primavera. Outro ponto relevante, segundo ela, é a participação do grupo de artesãs de Mães Atípicas, composto por mães de pessoas autistas. Além disso, pontua a gestora, “há diversas oficinas, exposição de móveis antigos e outras atrações que agregam bastante valor ao evento”, disse.
A feira contará ainda com um estande da Secis, no espaço chamado de Rua Talentos da Bahia, com o projeto de doação de mudas. O apoio da Prefeitura ao evento ocorre por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
A Feira – O evento acontece há mais de 40 anos, e a população, de uma forma geral, já aguarda a chegada da primavera para ver a Praça Dois de Julho, ou Campo Grande, repleta de barracas e estandes coloridos. “Nós promovemos atrações durante todos os dias da feira. Esse ano, particularmente, será em todos os dias, até na segunda-feira, teremos atrações conforme podemos verificar na programação. Para a festa acontecer, reunimos diversos parceiros para fazer o melhor durante todos os dias da feira”, destaca Rosane Carvalho.
Programação do Festival da Primavera: https://festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br/