19 de setembro de 2025
Salvador

Exposição Transalvador leva tecnologia e educação no trânsito ao Shopping da Bahia

A Prefeitura de Salvador, por meio da Superintendência de Trânsito (Transalvador), abriu nesta sexta-feira (19) a quarta edição da Exposição Transalvador, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito 2025. A ação levou para o Piso L1 do Shopping da Bahia tecnologia, serviços e atividades educativas voltadas para a segurança viária.

“Esta exposição é mais uma forma de nos aproximarmos dos cidadãos. Queremos mostrar como a Transalvador alia a tecnologia e a expertise humana para garantir a segurança viária e a mobilidade. Além dos equipamentos, trouxemos para cá serviços, como de credenciamento para estacionamentos em vagas especiais e informações sobre a Zona Azul. Também é uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem sobre o trânsito, com nosso Circuito Infantil de Bike”, afirmou Diego Brito, superintendente de Trânsito de Salvador.

Durante o evento, o público pôde conhecer de perto o funcionamento do novo Centro de Controle Semafórico, que já conta com mais de 200 semáforos inteligentes instalados na cidade. Os equipamentos têm sensores que identificam o fluxo de veículos e pedestres e ajustam automaticamente o tempo dos sinais, ajudando a melhorar a fluidez e a segurança no trânsito.

Outro destaque foi o Núcleo de Operação Assistida (NOA), central de videomonitoramento que atua 24 horas.

“O NOA recebe demandas da população pelo aplicativo NOA Cidadão ou pelo telefone 156. Localizamos a viatura mais próxima por GPS e deslocamos para a ocorrência. Desde 2015, já atendemos mais de 240 mil solicitações, sendo 53% delas relacionadas a estacionamento irregular. O núcleo conta com mais de 300 câmeras espalhadas pela cidade, o que permite monitorar acidentes e situações que afetam a mobilidade”, explicou José Raimundo Lima Freitas, coordenador do NOA.

A estudante Lara Fernanda Lopes, de 19 anos, visitou a exposição com amigas e ressaltou a importância da iniciativa. “Esse evento é muito importante para conscientizar as pessoas sobre o trânsito e, principalmente, ensinar as crianças, porque quando elas crescerem e estiverem dirigindo vão saber se portar melhor no trânsito. Crianças educadas se tornam adultos mais responsáveis.”

A gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Miriam Bastos, destacou que a proposta é unir lazer e informação. “É um momento de diversão, mas, sobretudo, de educação. Queremos orientar as crianças sobre regras de circulação e alcançar também os adultos com serviços e informações. Acreditamos que a educação para o trânsito é essencial para provocar mudanças de comportamento e evitar acidentes.”

A Exposição Transalvador segue até o domingo (21), no Piso L1 do Shopping da Bahia, com entrada gratuita durante todo o horário de funcionamento do centro de compras.

Programação – A programação da Semana Nacional de Trânsito 2025, que começou nesta quinta-feira (18) e segue até o dia 25, inclui palestras, abordagens educativas nas vias e rodas de conversa com motociclistas entregadores.

No dia 23, será celebrado o Dia do Agente de Trânsito, e no dia 30 acontecerá o Fórum Vida no Trânsito, que reunirá especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais para discutir a gestão da mobilidade urbana. Ainda neste período, serão abertas as inscrições para a 12ª edição do Concurso de Desenhos Infantis.

Outro ponto importante da semana é o lançamento da nova campanha de segurança viária da Prefeitura, voltada especialmente para motociclistas. Com o tema “Desacelere. Tem Sempre Alguém Te Esperando”, a ação será divulgada em TV aberta, rádio, jornais, portais de notícias e redes sociais. O objetivo é conscientizar sobre os riscos do excesso de velocidade e estimular comportamentos mais seguros nas ruas.

Prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é um momento em que cidades de todo o país reforçam ações de sensibilização. Em Salvador, a proposta é dialogar com pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, sempre com foco na preservação da vida e na construção de um trânsito mais humano e solidário.

Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS

Texto: Letícia Silva/ Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *