Salvador sedia Workshop de Destinos Turísticos Inteligentes da Região Nordeste nesta terça-feira (23)

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Letícia Silva / Secom PMS
A cidade de Salvador, por meio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), sediará nesta terça-feira (23) o Workshop Destinos Turísticos Inteligentes – Região Nordeste. O encontro acontece a partir das 9h, no Mercure Salvador Boulevard Hotel, e vai reunir secretários de turismo dos estados e municípios nordestinos, presidentes de conselhos e representantes de instâncias de governança regionais, entre outros agentes do setor.
A realização do evento em Salvador representa um marco para a capital baiana, que desde 2022 é reconhecida como um Destino Turístico Inteligente (DTI) em Transformação – termo aplicado a territórios que utilizam tecnologia, inovação, governança e sustentabilidade para oferecer uma atividade turística que beneficie tanto os visitantes como a comunidade local.
A vice-prefeita de Salvador e titular da Secult, Ana Paula Matos, destaca que a cidade não tem medido esforços para investir em inteligência e inovação no turismo: “Realizaremos este seminário sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), reforçando o nosso comprometimento com o desenvolvimento a longo prazo, envolvendo sustentabilidade, infraestrutura, logística e capacitação. Estamos aproveitando o conhecimento e as boas práticas para acelerar a implementação de novas estratégias. Estamos desenvolvendo um índice de atividade turística local, visando mensurar o impacto econômico da atividade e identificar oportunidades de mais avanços”, afirmou.
O diretor de Planejamento, Inteligência e Inovação Turística da Secult, Robspierre Valcácio, destaca que a iniciativa de sediar o workshop reafirma o compromisso de Salvador com a inovação e o fortalecimento do turismo. “Salvador, como DTI, não é apenas uma cidade que recebe turistas, mas uma cidade que constrói o turismo do futuro, mais inteligente, justo e conectado com seu povo e sua história”, afirmou.
O gestor lembrou ainda que receber o workshop reforça o protagonismo de Salvador no cenário nacional do turismo. “Como DTI em Transformação, a cidade tem avançado em áreas estratégicas que tornam a experiência turística mais moderna e inclusiva. Governança, sustentabilidade, acessibilidade, inovação, mobilidade, transporte, promoção e marketing, tecnologia, segurança e criatividade são os eixos que orientam as ações implementadas e que posicionam Salvador como referência no Brasil”, disse.
O Workshop de Destinos Turísticos Inteligentes é uma realização do Instituto Ciudades del Futuro (ICF) e da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), com apoio da Secult da Prefeitura de Salvador.
Reconhecimento – Esses esforços já renderam conquistas expressivas. A capital foi reconhecida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Inovação e Inclusão, recebeu o título de Melhor Destino Nacional de Afroturismo em 2023 e foi escolhida como Melhor Destino Criativo do mundo pela Creative Tourism Awards em 2024. Salvador também é a única cidade do Norte e Nordeste a integrar o ranking internacional IESE Cities in Motion Index, que reúne os municípios mais inteligentes do planeta.
Um dos pontos altos do workshop será o anúncio da criação do Comitê DTI Salvador. A iniciativa será oficializada pela secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, e reunirá representantes de entidades, instituições públicas e privadas e da sociedade civil. O comitê será responsável por fortalecer a governança local e consolidar políticas de turismo inteligente que valorizem a cultura, a inovação e o desenvolvimento sustentável da cidade.
As inscrições para o Workshop já estão abertas e podem ser feitas através do link: https://event.meetmaps.com/wssalvador/pt/info.