Oposição diz que Trump pode repetir com Lula o que fez com Zelensky: ‘atraiu para a cova’
A oposição preferiu minimizar os elogios do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaristas dizem que o americano pode repetir com o petista o mesmo que fez neste ano com o líder da Ucrânica, Volodmir Zelenski, que saiu humilhado de uma reunião na Casa Branca.
“Está atraindo para a cova. No sentido figurado, é obvio”, declarou à Coluna do Estadão o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), em referência ao convite de Trump a Lula para um encontro na próxima semana.
Um dos motivos pelos quais Lula evitou até agora ligar para Trump para negociar o tarifaço foi justamente um temor da diplomacia brasileira de que o republicano aproveite o momento para ofender o petista.
Em fevereiro, Trump e seu vice, J.D. Vance, bateram boca com Zelenski no Salão Oval da Casa Branca. Na discussão, o americano chamou o ucraniano de ingrato e o acusou de “apostar na 3ª Guerra Mundial”.
Nesta terça-feira, 23, em discurso na Assembleia-Geral da ONU, Trump relatou um rápido encontro com Lula no local e disse que os dois terão uma reunião na semana que vem. “Ele me parece um homem muito bom. Ele gostou de mim, eu gostei dele”, afirmou. “Tivemos uma química excelente. Isso é um bom sinal”, emendou.
Como mostrou a Coluna, a reação de Lula às declarações de Trump foi imediata. O petista, que estava sentado ouvindo a tradução do discurso, arregalou os olhos e os fixou no presidente dos Estados Unidos.
