Espaço Boca de Brasa Centro recebe audições de musical em homenagem a Gal Costa
Texto e fotos: Luiz Otávio Freire | Supervisão: Thaís Seixas
O Espaço Boca de Brasa Centro, localizado na Rua do Couro, na Barroquinha, virou palco para as audições do musical que celebra os 80 anos da cantora Gal Costa. Desde segunda-feira (22), o equipamento cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM) recebe artistas em busca de uma vaga no espetáculo, que tem estreia marcada para março de 2026, em São Paulo.
A primeira fase das audições começou em Salvador e tem término previsto para sexta (26). A produção segue para São Paulo, onde acontece a segunda etapa de audições. “Desde que resolvemos fazer o musical da Gal, eu sabia que queria realizar as audições aqui em Salvador, para dar chance aos artistas da Bahia de passarem por esse processo. Além disso, eu queria respeitar a história da Gal, por ter nascido e passado grande parte da vida aqui. Ela sempre teve um amor gigantesco pela Bahia”, destaca Marília Toledo, diretora do espetáculo junto com Kleber Montanheiro.
O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, revela a importância da Fundação fazer parte da construção da obra. “É um prazer enorme poder contribuir com esse espetáculo e fazer essa parceria com Marília, que é uma grande diretora. Com toda certeza que esse musical vai retratar Gal Costa de uma forma brilhante”.
A produção do espetáculo busca atrizes para viver a própria Gal, além de intérpretes para os papéis de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia. Entre as candidatas está a atriz e cantora Luciana Lucena, moradora do bairro da Federação, que compartilhou o significado de fazer parte dessa obra. “É uma homenagem a essa grande inspiração, que é Gal Costa, para todos nós artistas, principalmente para quem é da música, do teatro e quem cresceu cantando e vivendo Gal Costa”.
Para Theo Charles, a experiência de fazer parte desse movimento é de aprendizado e coletividade. “É uma troca muito muito rica e engrandecedora, conhecemos várias pessoas e aprendemos muito aqui. Eu ainda que não sei o que vai acontecer depois, mas só de estar aqui já mudou minha vida”.
