Companhia de Teatro da UFBA reestreia comédia ‘Homem é Homem’
Texto: Divulgação
Fotos: Diney Araújo
Criada em 1981, a premiada Companhia de Teatro da UFBA, que acumula dezenas de produções de sucesso, volta a cartaz com sua 59ª montagem: a comédia ‘Homem é Homem’, texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), com encenação de Caio Rodrigo e Pedro Benevides. Indicada em quatro categorias da última edição do Prêmio Bahia Aplaude (Espetáculo, Direção, Ator e Especial), a peça debate com humor e crítica as formas de alienação, autoritarismo e manipulação social. As apresentações acontecem de 3 a 26 de outubro (de sexta a domingo), às 19h30, no Teatro Martim Gonçalves (Canela). A entrada é gratuita e as senhas são distribuídas na bilheteria uma hora antes da sessão.
Escrita e reescrita ao longo de mais de três décadas, a versão final da peça ‘Homem é Homem’ (do título original Mann ist Mann) foi publicada em 1953, após diversas adaptações de contexto histórico, político e social. O enredo traz a inusitada história de um estivador chamado Galy Gay, interpretado pelo ator Lúcio Tranchesi, que sai de casa para comprar um peixe e acaba por assumir a personalidade de um soldado que é incorporado à guerra, no exército colonial inglês, porque “não sabe dizer não”. Nessa jornada, o público acompanha a morte simbólica da personagem para o nascimento de outra, com direito a enterro e novo documento de identidade.
“Homem é Homem” reúne nomes experientes e bem conhecidos do Teatro Baiano, como Hebe Alves e Lúcio Tranchesi, e uma nova geração de atores da Escola de Teatro da UFBA, integrando diferentes experiências. A montagem, que também é um projeto de extensão acadêmica, resulta numa troca constante entre elenco e equipe nos bastidores, onde todos ganham: equipe do espetáculo e, principalmente, o público.
O projeto BERTOLT BRECHT É COISA NOSSA foi contemplado pelo Edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal”.

Atividades formativas
Celebrando a tradição de montagens do autor alemão na cidade de Salvador, o projeto Brecht é Coisa Nossa contempla também atividades formativas gratuitas em diferentes espaços culturais da capital: no Teatro Martim Gonçalves, nos Espaços Culturais Boca de Brasa Centro e Subúrbio 360, e na Casa Preta Espaço de Cultura.
No total, são quatro oficinas gratuitas: Práxis Teatral e suas Raízes Visuais: Estratégias de Composição da Iluminação do Espetáculo “Homem é Homem”, de Bertolt Brecht (com Eduardo Tudella e Pedro Benevides, Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360 – dia 06/10); Elocuções em Trânsito: Dinâmicas da Voz para uma Atriz Narradora (com Hebe Alves, no Teatro Martim Gonçalves dia 13/10); Entre o Ator e a Personagem (orientada por Lúcio Tranchesi, no Espaço Boca de Brasa Centro – 21/10); (DES)MONTAGEM: estratégias de encenação e direção de elenco no espetáculo Homem é Homem (com Caio Rodrigo, na Casa Preta Espaço de Cultura – 27/10). As inscrições serão gratuitas e on-line.
Inscrições abertas
Já estão abertas as inscrições gratuitas para a oficina de iluminação “Práxis teatral e suas raízes visuais: estratégias de composição da iluminação do espetáculo Homem é Homem, de Bertold Brecht”, promovida pela Cia de Teatro da UFBA e o grupo de teatro Terceira Margem. A atividade será ministrada pelos professores da Escola de Teatro da UFBA Eduardo Tudella e Pedro Benevides, e acontece no dia 6 de outubro, das 9h às 16h, no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360. São oferecidas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas por meio deste link.
Serviço
Companhia de Teatro da UFBA estreia comédia “Homem é Homem”
Data: 3 a 26 de outubro (de sexta a domingo)
Horário: 19h30
Local: Teatro Martim Gonçalves (Av. Araújo Pinho, 292 – Canela)
Gratuito (senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo).
Oficina de iluminação
Quando: 6 de outubro (segunda-feira)
Horário: 9h às 16h
Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360 (R. da Paz, S/N – Coutos)
Inscrições gratuitas: neste link