26 de setembro de 2025
Salvador

Salvador recebe menção honrosa em evento nacional de mobilidade pelo projeto Mulheres no Volante

Fotos e texto: Ascom Semob

Além do reconhecimento nacional em ações de mobilidade e sustentabilidade, Salvador também está se destacando em ações de políticas públicas de inclusão e equidade de gênero. O projeto Mulheres no Volante, iniciativa da Prefeitura de Salvador, recebeu uma menção honrosa na tarde desta quinta-feira (25) durante o Connected Smart Cities 2025, principal evento nacional sobre inovação e mobilidade urbana, que aconteceu em São Paulo.

O projeto é uma parceria entre as secretarias de Mobilidade (Semob) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). As motoristas do BRT Andréa Peneluc, de 42 anos, e Ilmara Sales, de 53, representaram a capital baiana, além da equipe da Semob. A ação foi finalista do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam, concorrendo com as cidades de Recife (PE) e Itabirito (MG), que saiu vencedora com a iniciativa Mapeamento Móvel Terrestre 360°.

“As mulheres são maioria no transporte público, e esse projeto veio como uma forma de as mulheres se apropriarem dessa oportunidade de empregabilidade no transporte”, destacou o secretário de mobilidade de Salvador, Pablo Souza. “Estamos muito felizes por receber este reconhecimento, o que mostra que Salvador está no caminho certo, servindo, inclusive, de inspiração para que outras cidades do Brasil também adotem este tipo de iniciativa”, acrescentou.

 A secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, destacou o reconhecimento. “É muito importante estarmos em mais uma premiação, uma vez que esta ação busca a transversalização da política de gênero, em que secretarias se unem buscando inserir cada vez mais mulheres no mercado de trabalho e fazendo com que elas ocupem esses espaços que antes eram majoritariamente masculinos”, disse.

 Para a motorista Andrea Peneluc, o Mulheres no Volante é uma forma de proporcionar oportunidades para as soteropolitanas, sendo muitas delas chefes de família.

“O Mulheres no Volante transformou a minha vida e vem transformando a vida de outras mulheres, dando oportunidades numa atividade que era dominada pelos homens. Ainda somos poucas, mas tenho certeza de que, com o tempo, o número de profissionais nessa função aumente cada vez mais”, contou.

“É muito gratificante ver que outras mulheres se espelham na gente como exemplo. É uma honra receber esse prêmio, eu me sinto empoderada e lisonjeada como profissional”, disse a motorista Ilmara Sales.

Alcance – O Mulheres no Volante é desenvolvido por meio de uma parceria entre a SPMJ, a Semob e o Sest/Senat. Em um ano, foi responsável por oportunizar as primeiras motoristas mulheres no BRT Salvador.

Por meio dele, a cidade também quase dobrou o número de mulheres motoristas no sistema de ônibus e ampliou em mais de 30% a representatividade feminina no setor de manutenção. Desde 2022, quando foi lançado, o projeto já capacitou 250 mulheres em Salvador. Destas, 110 já integram o sistema de transporte coletivo da cidade, dirigindo ônibus do BRT e do sistema municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *