26 de setembro de 2025
Politica

Toffoli arquiva ações no STF sobre PEC da Blindagem após Senado rejeitar proposta

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta sexta-feira, 26, as ações sobre a PEC da Blindagem. Ele considerou que os processos perderam o objeto depois que o Senado enterrou a proposta.

“Tendo em vista o fato público e notório, amplamente noticiado, da rejeição, por inconstitucionalidade, pelo Senado Federal da mencionada PEC, tendo o presidente daquela Casa Legislativa determinado o arquivamento definitivo da proposta legislativa, concluo pela perda superveniente de objeto deste writ, dando ensejo a sua extinção”, diz o despacho.

Na mesma decisão, o ministro informou que a Câmara dos Deputados não precisa mais enviar as informações que ele havia solicitado para instruir os processos.

Ações foram arquivadas por Toffoli sem resolução do mérito.
Ações foram arquivadas por Toffoli sem resolução do mérito.

Foram arquivadas duas ações, movidas pelos deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Lindbergh Farias (PT-RJ).

A PEC da Blindagem buscava dar ao Congresso o poder de autorizar ou não a abertura de processos criminais sobre parlamentares. Na semana passada, deputados deram 354 votos em primeiro turno e 344 votos em segundo turno em favor da PEC. O texto foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado e depois arquivado por Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da Casa Legislativa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *