29 de setembro de 2025
Politica

Segunda Turma do STF tem maioria para manter ‘Careca do INSS’ e Camisotti presos

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria neste domingo, 28, para manter presos Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti. Os dois foram presos preventivamente no dia 12, por ordem de André Mendonça, e devem continuar atrás das grades por tempo indeterminado.

As prisões foram pedidas pela Polícia Federal nas investigações sobre descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como
Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, continuará preso por tempo indeterminado, assim como Maurício Camisotti

A votação sobre a medida é realizada no plenário virtual do STF, um sistema em que os ministros depositam seus votos, sem a necessidade do encontro físico. Até agora, votaram pela manutenção das prisões André Mendonça, Edson Fachin e Kassio Nunes Marques. Gilmar Mendes se declarou impedido de votar. Dias Toffoli, o quinto integrante da Segunda Turma, tem até o dia 3 para votar.

Segundo as investigações, empresas ligadas a Antunes teriam intermediado operações financeiras de associações investigadas no esquema que desviou recursos de beneficiários do INSS. Como sócio oculto de uma entidade, o empresário Maurício Camisotti teria recebido vantagens em decorrência das fraudes.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o “Careca do INSS” teria recebido R$ 53,6 milhões de associações de aposentados e pensionistas. Os dois investigados negam as acusações.

Na segunda-feira, 29, a CPI do INSS tem nova sessão para interrogar outros dois investigados no esquema: Fernando Cavalcanti, sócio do advogado Nelson Wilians, e Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer).

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *